Quaresma: tempo de seguir Jesus

A voz de Jesus ecoa ainda em nossos dias: “Segue-me”.

A Tradição nos diz que Mateus nasceu em Carfanaum e exercia a profissão de cobrador de impostos quando Jesus o chamou. Ele foi constituído apóstolo e evangelista: “Depois disso, Jesus saiu e viu um publicano, chamado Levi, sentado na coletoria de impostos. Disse-lhe: “Segue-me”. Deixando tudo, levantou-se e seguiu-o” (Lc 5,27). Jesus chamou para segui-lo “um pecador” segundo a visão da época. Ele não impôs condições para que Mateus, o cobrador de impostos, o seguisse. Um pouco mais adiante a Palavra nos diz que os enfermos é que precisam de médicos”. O seguimento a Jesus é para todos: independe de cor, raça, condição, situação… Jesus chama todo homem e todos os homens para segui-lo.

O exemplo de Mateus e de tantos outros demonstram que a história da Igreja está marcada pelas inúmeras intervenções do Espírito Santo que continua a chamar cada pessoa e a conscientizá-la sobre a Boa Nova do Evangelho, sobretudo, a grande obra de evangelização e testemunho em todos os lugares como avanço da fé e generosidade da vida entregue a Deus. Muitos se dedicam à catequese, à educação, aos grupos de oração, ao serviço aos mais necessitados, ao ministério da comunicação. Caminham com os jovens e a suas famílias, os pobres, os idosos, os enfermos. Pessoas que sentido-se chamadas querem seguir Jesus sendo presentes de maneira silenciosa, mas também concreta e criativa, como uma continuação da presença 

de Jesus que passou fazendo o bem a todos.

 

As palavras e os conselhos de Jesus são sempre atuais. Não foram palavras somente ditas no passado e aos doze apóstolos. Bons e maus haverá sempre. O Reino dos céus é para todos. A voz de Jesus ecoa ainda em nossos dias: “Segue-me”. Como ele chamou Mateus está chamando você: “Segue-me Não tenha medo”. Nós somos os apóstolos do hoje, dos novos tempos, e devemos anunciar Cristo e sua mensagem libertadora ao mundo. 

Certamente não faltam ao seguimento de Jesus provas e dificuldades. O caminho e fundamento do seguimento a Jesus está centrado no relacionamento especial que Cristo quer estabelecer conosco. Devemos ter sempre impressos na mente e no coração os testemunhos da chamada dos doze. A iniciativa para este relacionamento é de Jesus. Ali ele chamou a si aqueles que ele queria. Escolheu doze, para estarem com ele e para mandarem a pregar com o poder de expulsar demônios. Os Evangelhos nos fazem conhecer a lista com o nome destes doze. Se pensamos um pouco no relacionamento que Jesus teve com os doze compreendemos logo que teve de verdade um relacionamento especial. Ele não exclui nenhum, nem mesmo os seus inimigos, estando na cruz. Tudo com os doze tinha a intenção de estabelecer um relacionamento especial. Eles aparecem à parte. São distintos porque o Senhor os escolheu para compartilhar a sua vida e estando sempre com Ele. Por isso Jesus os trata de forma particular, chama de amigos e dá a vida (Jô 15,12-17). A tal relacionamento, somos chamados. Jesus quer se íntimo do seu coração quer ser seu amigo. Ele está próximo. Ele está chamando: “Segue-me. Não tenha medo”.

Vera Lúcia Reis

Comunidade Canção Nova