São José, um homem Justo e Determinado!

Homilia da Missa Solene de São José – 19/03/2008.

Temos então, dentro dessa celebração dessa Eucaristia, um momento solene, em que registramos essa passagem, quando completamos 156 anos da cidade de São José do Rio Preto.

O início de Rio Preto se deu com o surgimento de uma capela dedicada a São José, de certa forma, marcando então, o início de uma caminhada, tendo como raiz a Fé! E uma fé católica.

Uma cidade que começa a surgir sob a ação de Deus. E isso continua. Eu diria que a marca da fé é uma referência básica de nossa caminhada. De um ‘núcleo’, hoje temos uma grande cidade, dos ‘primeiros mineiros’ que aqui chegaram, hoje somos uma cidade de grande porte, com quase 500.000 habitantes, uma cidade próspera, desenvolvida. Uma cidade que abre grandes leques para o futuro, para o Brasil.

Então, o momento é de louvor, é de agradecimento a Deus. Agradecimento a esse povo de fé. Agradecimento a todas as pessoas que marcaram essa história, pessoas importantes, pessoas que ajudaram a construir e que estimulam aos de hoje, a todos nós, que somos construtores, principalmente as autoridades.

Podemos louvar a Deus, pelos que hoje estão assumindo os destinos da cidade. Eu até digo, que cada um de nós hoje assume o seu destino, cada um do seu jeito, cada um na sua posição, no seu compromisso. A começar do senhor Prefeito Municipal à aqueles que trabalham toda manhã, já de madrugada, juntando lixo; os trabalhadores; as domésticas; todas as pessoas que lutam para construir a vida. Que todos tenham, como diz o profeta Isaías na primeira leitura,  uma ‘língua adestrada’, para animar a todos e estimular.

O crescimento depende do hoje de cada um, da autenticidade de cada um. Ter ouvidos abertos para ouvir as necessidades das pessoas. Ter olhos abertos, ter ouvidos abertos. Ter consciência de que Deus é nossa força e nosso auxílio. Deus é presença, Deus é que nos faz agir.

E é claro que o nosso coração tem que  estar aberto, por isso que nós celebramos a semana santa para nos despertar para uma espiritualidade mais comprometedora, mais missionária, mais autêntica. Cada líder deve agir como Abraão, como escolhido de Deus, como nos cita São Paulo nessa segunda leitura.  Significa que o dom da fé deve continuar na história e deve continuar no coração de cada um de nós. Nós somos esses construtores como Abraão, dando segurança ao povo.

Deus constituiu Abraão pai de uma grande nação, Deus faz de nós também construtores de uma nação, construtores de uma cidade, de uma família. E Abraão acreditou nas forças de Deus na sua vida.

É a mesma fé de José, um homem que marcou também a história, um homem justo e DETERMINADO.  Nós podemos ser ‘determinados’ para o bem, ou para o mal.  No Evangelho aparece a figura de Judas Iscariotes. Judas se vendeu, escolheu o mal, entregando o Mestre por dinheiro. Quando nossa ação se volta só para o dinheiro, ela passa a massacrar as pessoas. Isso então é um alerta para todos nós e principalmente para aqueles que tem responsabilidades na nossa cidade hoje, que tem o poder de fazer leis, de administrar, de cuidar da ordem pública. Não podemos nos deixar vender como Judas.Jesus disse: ‘ide à cidade, preparai o local onde vamos celebrar a ceia’. Nós celebramos o aniversário da cidade próximo a Páscoa. Que a nossa cidade seja então, uma cidade Pascal. São José do Rio Preto deve ser  uma cidade de harmonia, de relacionamento, de vida alegre, porque a Páscoa é vida, é  alegria, é expressão de convivência.

No meio da alegria há quem é mal intencionado, por isso que o Evangelho cita Judas Iscariotes. Há quem trai a confiança e age com maldade. Disse Jesus ‘ai de quem me trair, seria melhor não ter nascido’. ‘Ai daquele que trai o povo (veja bem, uma cobrança muito forte para nós) seria bom não ter nascido’. Não podemos então ter as atitudes de Judas, sendo traidores. Celebrar 156 anos, é claro, não é celebrar traições, mas celebrar vitórias, principalmente quando a gente vê uma cidade próspera, onde as pessoas tem coragem de aplicar, investir.

Que São José nos proteja, sendo modelo para nós.

Parabéns a São José do Rio Preto, pelos seus 156 anos.Parabéns autoridades, parabéns aos investidores, que acreditam na cidade, parabéns por acreditarem em nosso povo e aqui investir.

Que os mais pobres se beneficiem das riquezas que temos. E temos muitas riquezas! Dons, bens materiais, capacidade de ajuda, coração aberto…

Eu encerro desejando uma Feliz Páscoa! Que São José do Rio Preto seja essa cidade que nos leva a um bonito progresso, não só para São Paulo, mas para o Brasil e para o mundo.

Dom Paulo Mendes Peixoto
Bispo da diocese de São José do Rio Preto – SP