O sacríficio de esperar traz felicidade - Salmo 4

CLUBE BTT DE SANTARÉM: GEOCLOCK relógio + contador!
Mais uma vez nos deparamos com a experiência do orante que já experimentou o amor de Deus que respondeu sua oração: “Quando vos invoco, respondei-me, ó Deus de minha justiça, vós que na hora da angústia me reconfortastes” (Sl 4,2). 
Veja o efeito de ter orado: “vós que na hora da angústia me reconfortastes”. Ele foi reconfortado. Isso significa: ele não só encontrou alívio por ter falado o que sentia, por ter desabafado e sim porque sua oração foi ouvida. É o que confirma o versículo seguinte: “o Senhor me ouviu quando o invoquei” (v.4). 
A oração nos é apresentada aqui como um sacrifício que precisa ser oferecido na sinceridade, ou seja, na nossa verdade, sem respeito humano e sem máscaras: “Oferecei vossos sacrifícios com sinceridade e esperai no Senhor” (v.6). Note bem: a espera faz parte do sacrifício. Esta porém possui como efeito a felicidade como afirma o Salmista: “Dizem muitos: Quem nos fará ver a felicidade? Fazei brilhar sobre nós, Senhor, a luz de vossa face. Pusestes em meu coração mais alegria do que quando abundam o trigo e o vinho” (Sl 4,7-8).
Esperar muitas vezes dói, ficamos como que abalados, sentimos nossa pobreza diante da impossibilidade de alcançar, de já termos em mãos o que nosso coração anseia como a solução de um problema, a realização de um sonho, a presença de alguém que amamos que está distante etc…
Hoje o Senhor nos ensina por meio deste salmo que rasgar o coração, entregar nossa verdade a Deus, é o sacrifício que nos traz conforto ao coração e que podemos confiar, pois a palavra mesmo nos atesta que “a esperança não nos decepciona” (cf. Rm 5,5).
Vamos fazer a experiência?
“Apenas me deito, logo adormeço em paz, porque a segurança de meu repouso vem de vós só, Senhor” (Sl 4,9).
Reze comigo o SALMO 4:
Ao mestre de canto. Com instrumentos de corda. Salmo de Davi. 2. Quando vos invoco, respondei-me, ó Deus de minha justiça, vós que na hora da angústia me reconfortastes. Tende piedade de mim e ouvi minha oração. 3. Ó poderosos, até quando tereis o coração endurecido, no amor das vaidades e na busca da mentira? 4. O Senhor escolheu como eleito uma pessoa admirável, o Senhor me ouviu quando o invoquei. 5. Tremei, mas sem pecar; refleti em vossos corações, quando estiverdes em vossos leitos, e calai. 6. Oferecei vossos sacrifícios com sinceridade e esperai no Senhor. 7. Dizem muitos: Quem nos fará ver a felicidade? Fazei brilhar sobre nós, Senhor, a luz de vossa face. 8. Pusestes em meu coração mais alegria do que quando abundam o trigo e o vinho. 9. Apenas me deito, logo adormeço em paz, porque a segurança de meu repouso vem de vós só, Senhor.

Leandro César
Comunidade Canção Nova

Deixe seu comentário: