Diante de uma notícia boa a gente pensa em como ficaram os discípulos, ficaram surpresos de tanta alegria que não podiam acreditar que Jesus está vivo e Jesus precisava fazer todo o esforço pra mostrar pra eles que eles podiam acreditar, é Jesus quem está aqui.
E diante disso nós vemos que Jesus precisa bem mais do que provocar a alegria, mas sim a fé, a certeza de que quem está presente é Ele.
E somente uma coisa é capaz de acabar com o medo ou com o desespero dos discípulos ali naquela situação, é a fé, por isso que Jesus vai abrir a inteligência dos discípulos para que eles entendam que Jesus está realmente presente, faz tudo aquilo para que eles entendam que eram chamados, um grande chamado: uma vocação de apóstolo.
Nesse tempo Jesus vem hoje mostrar pra gente exatamente isso “Sou eu, veja Estou presente!”
O pior desespero que pode acontecer na vida da gente é pensar que agora não dá mais, não dá mais por que? Precisamos mostrar e provar que Ele está presente e que é Ele o ressuscitado, se não realmente tudo perde o sentido, mas não adianta tentar compreender o que alguém contou. É preciso que abra a inteligência pra que eu possa enxergar e ver que realmente é Ele, se não, não conseguiremos receber Dele a força que é preciso pra que possamos superar os obstáculos.
Como alguém que diz: “no meu tempo era tão diferente era tudo tão bom…” Se ele está presente, continua sendo e se não está sendo está na hora de retomar o sentido.
Somente a certeza da presença de Jesus ressuscitado na situação em que vivemos é que vai nos dar um ânimo para que a gente possa vencer, se Ele está conosco nós podemos, se Ele está ausente nós não podemos.
Na carta de João ele vai nos falar do mandamento maior: Amar.
Talvez esse mandamento seja a coisa mais difícil de cumprir em nossa vida o amor, dizer que ama a Deus é muito fácil, o que nós temos o grande vicio de não reconhecer a necessidade que temos da presença de Deus e quando as coisas se complicam a gente vê como os discípulos, que Deus não vê do lado de fora, Ele entra e fala “Sou eu” e se Ele está entre nós tudo retoma o sentido, se você reconhecer a presença de Deus que está ao teu lado, te apoiando e te levando adiante, não temos nada a perder, é Ele quem dá o sentido e abre a nossa inteligência se não, não enxergaríamos nada como os discípulos de Emaús.
E nessa noite pudemos provar isso, a presença de Jesus em nosso meio a noite inteira,
Em Deus tudo se recupera, porque Nele tudo se faz novo, a vitória é concedida por Jesus que é ressuscitado!
Padre Xavier
<:: 3ª Vigília Clamando por Milagres – 25/04/2009 ::