Canção Nova comemora 40 anos e recorda o inicio da missão do seu Fundador Padre Jonas Abib em São Paulo
No Boletim Salesiano de 1º de setembro de 1971, publicado em Italiano, noticiou-se que cinquenta jovens comprometidos, por meio de música e pregação, realizaram 40 encontros e ajudaram na formação de 1,5 mil jovens líderes. “A iniciativa que estava mudando a cara dos salesianos e adotada por sua eficácia explosiva nasceu de um padre jovem e pálido: Jonas Abib”, descreve o texto, que informa, ainda, sobre a saúde frágil do Padre Jonas e o seu espírito de iniciativa e apostolados “difíceis de se calcular”.
Em 1968, Padre Jonas estava no Liceu Salesiano em São Paulo. Os retiros espirituais aconteciam regularmente, os jovens se confessavam, mas Padre Jonas pensava em ir mais longe. “Para aqueles que têm um tecido de líder, estamos fazendo muito pouco. É preciso algo diferente’”. A notícia informa que o primeiro encontro aconteceu em abril de 1968 com jovens escolhidos do Liceu, em São Paulo. Uma equipe de leigos, sacerdotes e religiosos apresentou temas como a graça, a penitência, a Eucaristia e a missão de ser apóstolo.
A primeira folha-programa, enviada por Padre Jonas a todas as casas salesianas, recomendava: “Não se trata de um simples retiro espiritual. Nem unicamente a conquistar para Cristo jovens líderes de colégios e paróquias. O objetivo é formar para um Cristianismo autêntico os futuros homens-guia da sociedade”.
Padre Jonas agiu inspirado pelo pedido do então bispo da Diocese de Lorena (SP), Dom Antônio Afonso de Miranda, que solicitou a ele que colocasse em prática, de alguma maneira, a Exortação Apostólica Evangelii Nuntiandi , escrita pelo Beato Paulo VI, em 1976.
No dia 2 de fevereiro de 1978, um grupo de 12 pessoas começou a fazer a experiência de deixar suas casas e viver em comunidade, a convite do Padre Jonas. Naquele momento, estava sendo fundada a Canção Nova. A data representa a pedra fundamental da Comunidade, que, em 2008, 30 anos após o surgimento, obteve o reconhecimento da Igreja como uma associação internacional privada de fiéis.
Missionários em São Paulo
Atualmente, a espiritualidade da Canção Nova é vivida por homens e mulheres, solteiros, casados, celibatários, padres e diáconos. Pessoas de todas as profissões e classes sociais, de diferentes regiões do Brasil e de outros países que formam uma grande família. Hoje, a comunidade conta com 1.437 membros.
A pedido do Bispo de Lorena (SP), Dom Benedito Beni Santos, Padre Jonas recebeu o título de Monsenhor no ano de 2007 pelo Papa Bento XVI. Pregador, músico, escritor e articulista do portal e da revista Canção Nova , Monsenhor Jonas foi Vice-Presidente da Diretoria Executiva da Fraternidade Católica Internacional, órgão ligado ao Pontifício Conselho para Leigos da Santa Sé, em Roma, e membro do Conselho Nacional da Renovação Carismática Católica no Brasil.
O Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium UniSalesiano outorgou o título de Doutor Honoris Causa em Comunicação Pastoral ao Monsenhor Jonas em 31 de março de 2017. Ele atualmente está com 81 anos de idade.
Fonte: Jornal O SÃO PAULO