Hoje enquanto conversava com uma amiga e diante de algumas brincadeiras eu a chamei de figurinha, ela por sua vez rebateu me dizendo que eu era um album completo.
Isso me remeteu a minha história e me lembrei de que quando era criança tinha um albúm de figurinhas ao qual eu estimava muito, guardava-o com todo zelo como se fosse algo sagrado pra mim, era da Amazônia uma coleção que o chiclé Ping Pong estava fazendo na época.Lembro que comprava o chicle e mandava cinco embalagem do mesmo pelo correio e ai ficava esperando chegar o tão esperado livro. Quando ele chegou foi só festa, fui logo correndo ao bazar perto de casa para comprar figurinhas e preenche-lo.
Lembro como se fosse hoje de todo o ritual, comprava e quando chegava em casa colocava o pacote com as figurinhas no colo e ai abrindo bem devagar os pacotes com um olho aberto e o outro quase fechado, na expectativa de não haver as imagens repetidas, dava pulos de alegria quando conseguia algumas inéditas, e me entristecia quando vinham repetidas, mas não desistia, o desejo de preencher o álbum era bem maior.
Num certo dia consegui a figurinha que faltava, era a mais esperada, pois estava na sessão daquelas que valem ouro, aquela tipo a Arara Azul, jacaré de papo amarelo ou ainda o mico leão dourado. Nossa!!! Isso marcou a minha infância, me sentia como se tivesse ganhado um prêmio de valor imensurável, mas passaram-se alguns dias e la estava o meu álbum encostado em um canto longe de toda a sacralidade com o qual eu o cumulava, completou-se o álbum, perdeu-se o gosto pelo mesmo.
Assim percebo a amizade, as pessoas são como esse álbum que o Divino autor coloca em nossas mãos, ao conhecê-las colocamo-las em lugar privilegiado em nossa vida, a sacralizamos e não nos separamos delas, mesmo que seja pelas cartas ou telefones quando as mesmas não se fazem presentes no mesmo espaço geográfico. Assim que as conhecemos já começamos a encontrar as figurinhas, da alegria, da fidelidade, da delicadeza, da paciência, do amor, entre outras, e vamos colando as mesmas no nosso livro tão estimado, vezes encontramos as que valem ouro e a colamos num lugar de destaque reservado para as mesmas, outras encontramos aquelas que não chamam muito a nossa atenção( limitação, fraqueza, vícios). Mas há lugar para elas no álbum e precisam ser coladas.
É lindo perceber que vamos trilhando um caminho de descobrimento, a cada espaço preenchido e a cada pagina virada contemplamos imagens lindas a serem encontradas ainda, vibramos ao vislumbrar uma figurinha inédita e ficamos decepcionados com as repetidas, mas não são elas que nos decepcionam e sim nós mesmos, pois antes de abrir os pacotes criamos todas as expectativas do mundo sobre os mesmo, no entanto só continham aquilo que era próprio deles.
E é tão triste ver que muitas vezes achamos que já completamos o livro e o deixamos de lado, escondido entre tantas coisas desordenadas dentro de nosso coração, num dia ele era sagrado para mim e no outro já voltou a fazer parte daquilo que é simplório na minha vida.
Álbuns são para serem preenchidos, a amizade também, mas com uma diferença, o Divino autor não nos permite ver as páginas finais, a cada dia ele nos apresenta uma nova página e durante o mesmo vamos buscando preenche-las. Fico muito feliz quando nos pacotes de figurinhas da amizade eu encontro um mico leão dourado, principalmente quando já havia pensado em deixar o álbum de lado, encontrá-la me anima a continuar, até porque essa vale ouro,quando vem alguma repetida, busco dar a quem ainda não tem assim eu a valorizo e sempre recebo em troca uma que eu também não tinha.
Hoje aprendi que preciso cultivar as minhas amizades com a mesma sacralidade que cultivava o meu álbum e posso dizer que essa lembrança me ensinou uma coisa, jamais devo deixar de lado o que aprendi com ele.
Tenho alguns álbuns que foram dados pelo meu Pai e preciso cuidar deles como a mim mesmo, vibro com cada pagina preenchida, figurinhas encontradas e coladas e no termino do dia, durmo feliz já sonhando com as próximas que o Divino autor me permitirá preencher amanhã.
Álbuns e amizades são para serem preenchidas, mas com uma diferença o da amizade é inacabado.
Deus abençoe você.
Marcelo Moraes.
Missionário da Com. Canção Nova