"Volte para Deus" Pe. Clóvis


A primeira leitura do livro de Josué, fala de um povo escravo, o povo de Deus que foi cativo durante muito tempo, que foi humilhado e sofreu muito. Mas fala também, de um povo que foi liberto e guiado por Moisés e ficou quarenta anos andando no deserto e não passou fome, pois Deus tinha feito a promessa que levaria seu povo para uma terra onde corria leite e mel. A palavra de hoje nos diz que o deserto já acabou, nós já estamos na terra prometida do Senhor.

O Senhor é fiel e cumpre as suas promessas. Isso precisa estar vivo no nosso coração. Deus cuida de cada um de nós e cuida de cada detalhe da nossa vida. Por isso tenha certeza que o Senhor também está cuidando desse momento de tribulação que você está vivendo. O Senhor cuida de nós como cuidou do seu povo no deserto. Deus nunca abandonou seu povo no deserto e assim também é hoje: O Senhor cuida de nós e não nos abandona.
Deus cuida tanto de nós que se aproxima dos mais necessitados, como fez Jesus no Evangelho. Ele estava acolhendo os pobres, os pecadores, as prostitutas. E conta essa parábola que também fala da história da nossa vida.
Primeiro vamos falar do filho mais novo: pede a parte da herança ao pai e vai embora, pensando que agora sim seria feliz. E começa a gastar todo o seu dinheiro com festas, bebedeiras, prostitutas e muitas outras coisas. Essa falsa alegria durou até quando ele tinha dinheiro. Depois ele começa a passar fome e é obrigado a cuidar dos porcos. Passava tanta fome que queria comer a comida que davam aos porcos e nem isso lhe davam. Ele então toma a decisão de voltar à casa do seu Pai e assim o faz. Volta e pede perdão ao pai. Esse é o filho mais novo sou eu ou você.
O segundo personagem é o pai. Um pai apaixonado pelos filhos, que ama sem limites e não é compreendido. Um pai que espera pela volta do filho todas os dias, não condena e celebra a volta do filho. Um pai apaixonado e misericordioso, esse é o nosso Pai também.
E temos o filho mais velho, que se revolta com a festa que o Pai faz para o irmão e se recusa a entar. Esse se sentia empregado do pai e não se sentia membro da família. Esse filho não teve coragem para pedir a sua parte da herança e ir embora. Mas mesmo estando na casa de seu pai, já não estava ali a muito tempo. Então o pai também se declara a ele dizendo que o amava.
E assim termina a parábola. Jesus não contou o final porque quer que cada um de nós conte. O melhor final é aquele onde o irmão mais velho levanta, abraça o Pai e entra na festa. E o pai recupera seus dois filhos. Por isso hoje, nós devemos voltar para Deus. Tudo já passou, quem está em Deus é uma nova criatura.
Hoje o Senhor fala para cada um de nós: “Volta para mim filho!” O Senhor está nos esperando de braços abertos. Então não espere mais, volte para Deus!

Padre Clóvis

:: Vigília Clamando por Milagres
13 de Março de 2010::