A Economia de Comunhão (EdC) completa 20 anos e é na cidade de São Paulo que estarão reunidos cerca de 1.800 empresários e trabalhadores, estudiosos e representantes da socidedade civil de 37 países, a fim de discutir um caminho alternativo para superação da pobreza e da construção de uma sociedade mais justa e fraterna. A jornada internacional será realizada no dia 29 de maio, das 9:30 às 18:00, no Auditório Simon Bolívar, do Memorial da América Latina, com o objetivo de realizar um balanço do que foi feito até o momento e lançar um olhar para os próximos vinte anos. Entre os países representados no evento estão Costa do Marfim, Nigéria, Filipinas, Coreia, Polônia, Sérvia, Argentina, Bolívia, Peru, França, Alemanha, Canadá e Estados Unidos.
Estarão presentes personalidades civis e religiosas, como os economistas prof. Rubens Ricupero (que fará uma exposição sobre os desafios da economia mundial), ex-ministro da Fazenda e secretário geral da Unctad; o prof. Ricardo Abramovay (USP), especialista em economia solidária; o prof. Walter Barelli (Unicamp), ex-ministro do trabalho e deputado federal; o bispo auxiliar da arquidiocese de São Paulo, dom Milton Kenan Júnior; além do secretário do Meio Ambiente da cidade de São Paulo, Eduardo Jorge.
Durante o evento intervirão, entre outros, o prof. Luigino Bruni, das universidades Milano-Bicocca e Sophia (Itália), autor de artigos e livros sobre a Economia de Comunhão; o prof. Stefano Zamagni, docente de economia da Universidade de Bologna (Itália) e de Economia Internacional na Paul Nitze School of Advanced International Studies da Johns Hopkins University (USA); e a prof. Vera Araújo, socióloga, coordenadora do “Social One”, grupo internacional de estudos sociológicos.
A Economia de Comunhão – Proposta lançada em 1991 pela fundadora do Movimento dos Focolares e vencedora do Prêmio Unesco 1996 para a Educação à Paz, a italiana Chiara Lubich, em visita ao Brasil, a EdC sugere um novo agir econômico, que busca responder à grande disparidade entre ricos e pobres. As empresas da EdC (atualmente quase 800 nos cinco continentes) possuem um estilo de gestão empresarial que reúne economia e comunhão, eficiência e solidariedade. A EdC suscita grande interesse também no plano teórico: mais de 300 teses e dissertações foram apresentadas sobre o assunto, em diversas partes do mundo, inclusive no Brasil, e Chiara Lubich recebeu por conta desta proposta a “Medalha de Honra ao Mérito”, da Universidade de São Paulo (USP), e duas laureas honoris causa em Economia da Universidade Católica de Pernambuco, em 1998, e da Universidade Católica de Milão, em 1999.
O evento será transmitido pela internet pelo endereço www.edc-online.org
Para saber mais:
Site: www.edc2011.info/blog
Informações:
Gilvan David – MTb: 01.609
Tel: (11) 7550-8271