Como vencer as feridas de rejeição, traição e desamor?

“Como superar essas feridas? A partir do amor.
O que nos sustenta, nos dá base, é o amor. A mágoa gera vingança, então, o caminho precisa ser diferente. É preciso ter um olhar de amor para as nossas feridas e as feridas dos outros”.

Nesta tarde de hoje, (25), o Aprofundamento “Curar-se para ser feliz”, que está acontecendo no auditório São Paulo, na Vila Mariana, São Paulo, reflete este tema instigante. Para o casal de psicólogos que ministra o encontro, João Carlos e Maria Luiza, é possível olhar de forma diferente para as nossas vidas e acreditar que podemos fazer a escolha certa, escolhas diferentes, a escolha do amor.

“Mas nem sempre é fácil viver isso”, afirma João Carlos.

Curar-se_para_ser_feliz_23

A rejeição e a superproteção geraram feridas interiores, que causam transtornos de humor, tristeza constante, depressão, imagem auto negativa, ausência de afeto, carência afetiva, etc. Estas impressões, que podemos chamar de feridas, foram criadas pela nossa memória. E agora, como vencê-las?”.

Maria Luiza traça um perfil das consequências da rejeição e da superproteção, e indica o primeiro passo para a cura interior:
“O primeiro passo é assumir que você tem uma dificuldade. Ter consciência e aceitar os seus limites. O segundo passo é tomar nota delas e buscar ajuda. A cura interior pode ser um auto processo, você escrevendo as suas dificuldades e a sua história de vida, situações que lhe causou em sua história estas impressões negativas, e rezando por você mesmo, pedindo a Deus que realize a sua cura. Mas de uma forma mais intensa, você pode buscar oração, para que alguém reze por você e pela cura de suas feridas interiores. Um outro passo é buscar ajuda com um psicoterapeuta, um profissional que seja de sua confiança. Em muitos casos, a terapia também é importante e auxilia no processo de cura”.

Curar-se_para_ser_feliz_24

A psicóloga faz um exercício com os participantes, indicando como traçar este caminho de autoconhecimento e de cura interior. A palestra encerra com Adoração ao Santíssimo Sacramento e oração de cura interior.

Curar-se_para_ser_feliz_25

Curar-se_para_ser_feliz_21

Curar-se_para_ser_feliz_26

Curar-se_para_ser_feliz_27