“É a sua vida que está em jogo”.
Com esta frase, o psicólogo João Carlos Medeiros chamou a atenção dos participantes do Aprofundamento “Curar-se para ser feliz” para a importância de se levar a sério a cura interior. Com o tema: “Como viver, de forma prática, um processo de cura das memórias?”, ele convocou todos a começarem, o quanto antes, um projeto de vida. Segundo ele, neste projeto de vida precisa entrar a cura interior, o autoconhecimento e, caso necessário, um acompanhamento, ou seja, a psicoterapia. Depois, ele afirma que é imprescindível uma avaliação deste projeto. Ele diz:
“Nossa vida não pode ser pautada genericamente, no: ‘deixa a vida me levar'”
João Carlos e Maria Luiza testemunharam que, como um casal cristão e católico, eles buscaram dentro deste projeto de vida, o Planejamento Familiar Natural, o Método Billings, o que os ajudou a conhecerem-se mutuamente e a respeitarem a sexualidade um do outro, a viverem sadiamente o ato sexual e planejarem o momento certo de terem filhos.
Na harmonia conjugal, eles descobriram a importância de colocar no projeto pessoal de vida a oração e busca da intimidade com Deus, a oração no casamento, entre os cônjuges e os filhos, e o exercício das virtudes, do auto controle, pois isso faz parte da preocupação em fazer o outro feliz.
“Se não soubermos como levar o nosso casamento, quem vai levá-lo por nós?, afirma João Carlos. “É preciso uma direção. Não podemos parar. Quem está depressivo, busque a cura da sua depressão, procure acompanhamento, busque oração. Os casais com dificuldades de relacionamento, dificuldades sexuais, é preciso buscar ajuda”.
Também no projeto de vida pessoal, é preciso traçar uma meta para tudo aquilo que precisa se ajustar em nossa vida, afirma Maria Luiza. “Muitas vezes, é preciso relacionar em uma folha os nossos objetivos, exemplo: fazer uma dieta, fazer exercícios físicos, matricular-se em uma academia, praticar algum esporte, frequentar atividades culturais, passear com os filhos, dar mais tempo à família, organizar o ambiente de trabalho”.
João Carlos finaliza dizendo:
“Assuma estas necessidades e mude o seu comportamento diário. Defina-se por seguir em frente”.