"É possível mudar. A nossa história não nos determina."

Homilia do Pe. Ariano Zandoná no Aprofundamento “Curar-se para ser feliz”. Domingo, 26 de julho de 2015.
Reflexão sobre o evangelho: (Mt 14, 13 – 21)

O propósito que Deus colocou no meu coração para este retiro, como responsável da missão Canção Nova de São Paulo, foi cumprido. Além dos eventos de massa realizados por nós, precisamos de momentos em que a espiritualidade e a formação possam ser mais profundos na vida daqueles que chegam até nós para serem evangelizados.

Não obstante a espiritualidade das ordens religiosas e congregações, oriundas dos carismas, das devoções e dos santos da nossa Igreja, cada um de nós tem a sua espiritualidade pessoal. Minha espiritualidade, posso afirmar, parte desse evangelho. Ele, para mim, é provocativo. Jesus, neste evangelho, usou também de sua inteligência para lhe dar com aqueles apóstolos e aquelas pessoas que pediam dele uma ação imediata, uma solução quase que “mágica” para a necessidade daquele povo. Muitas vezes estamos também assim, como aquelas pessoas, “com fome”, carregados de feridas amargas, precisando de uma ação rápida de Deus. Mas naquele tempo, não existia “delivery”, comida pronta entregue na hora. A “filosofia” de Jesus não era solucionar os problemas instantaneamente, mas ele ajudava a pessoa a encontrar o caminho para alcançar a solução. Ele “não dava o peixe, mas ensinava a pescar”.

Curar-se_para_ser_feliz_79

Curar-se_para_ser_feliz_80

Curar-se_para_ser_feliz_81

Jesus está provocando você aqui hoje: ele quer pegar a sua história e transformá-la em matéria prima para a sua cura, para a solução dos seus problemas, para lhe dar uma nova vida. Você tem um registro, uma herança genética, espiritual, cultural, sim.

Mas o que você pode fazer para tornar-se uma pessoa madura? E o que é ser maduro? A maturidade é tornar-se uma pessoa “inteira”, “integrada”. “Aplicai-vos em guardar a unidade” (Ef 4, 2-3). A unidade é manter o vínculo entre ‘corpo / espírito / psique’.

Procure ser inteiro, integrando o seu corpo, sua mente e sua alma. Mantenha a unidade interior. Precisamos integrar nosso corpo, alma e mente com o que escolhemos, com a nossa opção fundamental pelo evangelho, por uma vida cristã autêntica. Dentro de nós existe luz e trevas. O que você vai fazer com tudo isso? Como no evangelho, temos pouco, mas quando o nosso coração está aberto e inteiro, Deus pode fazer milagres através daquilo que oferecemos. Depende da nossa ousadia, da nossa fé. Não basta apenas conhecer o problema, mas enfrentá-lo e lutar contra ele.

O homem velho só morre quando você faz escolhas novas. A mulher velha só morre quando você tem atitudes novas.

Você precisa dar o seu melhor. O pouco que eu fazia depois da minha conversão, do meu encontro pessoal com Jesus, era o meu algo a mais. O homem velho estava ali, morrendo, e o homem novo, nascendo. Aos poucos fui aprendendo que a nossa história não nos determina. É possível mudar, sim. Você não vai ser igual ao seu pai, a sua mãe, que erraram. Existe em nós o Espírito Santo, que não nos permite cair nos mesmos erros, que cura as nossas feridas e quer nos dar vida nova.

Transcrição e adaptação: Vanessa Lacquaneti da Silva