É preciso ter um novo ardor missionário, dia após dia

Pregação Pe. Reginaldo Manzotti
Canção Nova Abraça São Paulo no Estádio do Morumbi

“Eis que eu renovo todas as coisas”
Apocalipse 21,5

Estatmos diante de uma proposta totalmente urgente. Diante de um abraço evangelizador na maior cidade do Brasil: São Paulo. Estamos diante da proposta do Cristo, que quer curar todas as feridas. Quando a Canção Nova está aqui, no Estádio do Morumbi, é porque ela quer chegar a cada pessoa de São Paulo e trazer um novo ardor a cada um de nós.

Eu vejo aqui um novo cenáculo, de pessoas que querem viver uma nova experiência com Deus, com o Espírito Santo. Só Deus pode curar, só ele pode restaurar. Estamos vivendo uma situação de grandes feridas sociais. A maior ferida não é econômica, e moral, espiritual. Deus diz: “Eu renovo todas as coisas”.

Quem aqui não é natural de São Paulo?

Nesse processo de migração, nesse transplante de local, é perigoso as pessoas viverem esta dificuldade. Vivemos a dificuldade de levar a vida sacramental a tantas pessoas! São Paulo tem muitas pessoas, mas é perigoso viver esta religiosidade particular, sem vivência comunitária, no corre-corre do trabalho, da vida agitada, congestionamentos. Mas isso não pode ser um obstáculo a vivência da fé.

Quando a Canção Nova e outros meios de comunicação chegaram, elas vieram para trazer uma mensagem diferenciada, e para que no seu bairro, onde você está, vc não permita que as chamas se apaguem, a chama do Espírito Santo.

“Senhor, tenho muitos trabalhos a fazer, mas não permita que o fogo do espírito se apague em mim. Ao contrário, faça de mim uma nova criatura. Dai-me senhor, amor à igreja”.

Com muita facilidade nos acomodamos. Só o Senhor transforma a família. Família não somente o pai, os irmãos, mas o resgate da família São Paulo, eclesial, uma igreja mais eclesial, a vida sacramental, que Dom Odilo fala. Ter fé é uma questão de atitude, não é uma mera filosofia. Aqui podemos formar um verdadeiro exército de reavivamento na fé. Se formos multiplicadores nas paróquias, nas comunidades, se nos entusiasmarmos pelo Espírito Santo, inflamarmos pelo Espírito Santo, podemos levar mais força as comunidades, as paróquias, aos grupos de oração.

O seu vizinho de baixo precisa ser evangelizado, nossa evangelização não é só de elevador. É uma evangelização nos metrôs, rezando o Rosário, lendo a Bíblia. Se pensarem que você é evangélico, você vai dizer: “não, eu sou católico”.

É preciso voltar às nossas raízes. Como é lindo voltar e descobrir que esse terço é uma corda que nos leva a Deus. Carregue no bolso, carregue no coração. Evangelizar São Paulo, nordestinos, do Sudeste, de Minas Gerais, do sul, aqui é um lugar de convergência, de todos os rios, que deveria ter um único caminho: chegar até o centro que é Jesus Cristo, água límpida para as nossas casas.

Hoje, o Senhor quer fazer novas todas as coisas, a começar por você, a começar por mim. Ele quer que vc vá com uma alma reconciliada com Deus. A proposta do Cancao Nova Abraça São Paulo e está,a reconciliação com Deus. No ano que vem, ano santo da misericórdia, precisa acontecer isso, esta experiência da misericórdia, e este evento já está sendo uma preparação para que vocês vivam a misericórdia. O Senhor quer fazer isso.

Hoje, mais de 7 milhões de jovens estão fazendo o ENEM. São Paulo tem saída! Os jovens que estão buscando estudar, tem saída! Os governantes tem a obrigação de oferecer moradia, emprego, educação, saúde, e não cruzemos os braços. Deus quer fazer coisas novas no espiritual, mas também no social. Não somos alienados, somos afervorados e comprometidos no amor ao próximo.

A proposta no ano da misericórdia é fazer isso. Agora puxamos para a família menor, a nossa família, nossa casa. Porque precisamos de grupos de oração? Porque precisamos exercer os carismas? Ele pode agora, em seu nome, fazer descer chamas de amor e curar todas as enfermidades. Ele pode curar câncer, frivolidades, mas não é o ordinário, o comum. Porque nós precisamos de acampamentos, de kairos? E eu preciso tanto ou mais que vocês! Porque temos a capacidade de fazer e querer bem. Você tem a graça de Deus para fazer o bem. Mas dentro de nós, por muitas razões, nos inclinamos para as coisas erradas. Deus hoje, pode realizar milagres, de forma rápida e única, mas Deus é delicado, é sereno. Deus espera a nossa natureza estar preparada para a graça. O repouso no Espirito reflete isso, o repouso para que o Espírito possa agir mais.

A Renovação Carismática tem que cuidar daquele galho que pode quebrar. Deus não quer que ele se quebre.

Ele quer que voltemos para as coisas dele de forma gradual, serena, e que permaneçamos para sempre n’Ele. As vezes pecamos, fazendo coisas que não agradam a Deus, mas às vezes Deus não nos quebra de uma vez, porque não aguentaríamos.

“Eis que faço novas todas as coisas”.

Diante desta proposta da Canção Nova Abraça São Paulo, eu vim aqui para abraçar vocês com amor, para somar neste abraço acolhedor, para que todos possam deixar que o Espírito Santo concerte, e possa começar a obra hoje.

Transcrição e adaptação: Vanessa Lacquaneti da Silva