Um ato inter-religioso no Mosteiro de São Bento, marcou na noite dessa quarta-feira (23), a série de comemorações pelo Centenário da Arquidiocese de São Paulo.
O encontro que reuniu representantes de diversos cultos, obecede a mensagem de Bento XVI durante sua visita recente aos Estados Unidos. O Papa disse que o diálogo inter-religioso tem uma proposta além de estabelecer uma sociedade mais pacífica: o ponto principal do diálogo é buscar a verdade. “A liberdade religiosa, o diálogo inter-religioso e a fé visam algo mais do que um consenso, voltado a identificar estradas para atuar estratégias concretas e progredir a fé”, afirmou o pontífice na ocasião.
Durante o ato inter-religioso no Mosteiro de São Bento, o arcebispo metropolitano de São Paulo, cardeal Dom Odilo Pedro Scherer, citou o Mosteiro e a celebração inter-religiosa como parte importante na promoção da fé.
Para Dom Matthias Tolentino Braga, OSB, Abade do Mosteiro de São Bento, disse que o Mosteiro têm como missão o desafio de favorecer a unidade, uma vez que está localizado numa das regiões mais movimentadas da cidade.
Com mais de quatro séculos de existência, o Mosteiro de São Bento – um dos cartões postais da capital paulista – recebe diariamente milhares de visitas. Pessoas de diferentes culturas, raças e crença, que encontram no ambiente monástico uma oportunidade propícia para momentos pessoais de encontro com Deus.
Ana Elysa Castro e Lucilene Silva
Canção Nova/São Paulo