Homilia do Cardeal Hummes em ocasião do seu Jubileu de Ordenação Sacerdotal

1jubileu.jpg

Meus irmãos, minhas irmãs, saúdo especialmente, de coração, o arcebispo de São Paulo, Cardeal Odilo Scherer, o arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Eusébio Oscar Scheid, todos os arcebispos e bispos e os bispos auxiliares desta arquidiocese. Saúdo de modo muito particular o arcebispo do rito melquita, Arcebispo Dom Fares Maakaroun, e o novo bispo, nomeado ontem, Antônio Carlos Rossi Keller. Saúdo as Igrejas cristãs, a igreja ortodoxa, os padres, os religiosos, as religiosas, as autoridades e todo povo que levo no coração com muitas saudades. Lembro do povo de todo ABC Paulista, da Diocese de Santo André, e ,de modo especial, se bispo, Dom Nelson Westrupp. Não se pode deixar de lembrar dos nossos pobres e moradores de rua. Agradeço, ainda, ao Papa que enviou a benção apostólica a todos nós.

A celebração do Jubileu vem do tempo de Israel. Na Lei Mosaica, Deus prescrevia que de 50 em 50 anos houvesse um ano santo, como um sábado, dia sagrado para os judeus. Era um tempo de renovar os compromissos da aliança e de pedir perdão a Deus e aos outros pelas dívidas e infidelidades.

Para nós e para mim este jubileu significa louvar a Deus por este grande dom que me deu e que, na verdade, é serviço. Quero me unir a Nossa Senhora, que quando visitou Isabel que disse o Magnificat, que quer dizer: ‘Só Deus é grande’.

Deus foi generoso nestes anos. Tive problemas, claro. Mas quando assumimos cruz por Deus e por outros ela nos dá felicidade.

Me alegra celebrar aqui nesta cidade onde servi por tantos anos e onde tantas coisas acontecem, onde há este povo trabalhador. Existe, é claro, um desafio em fazer com que todos possam sentar à mesma mesa. Mas estamos progredindo.

Hoje é dia do padre. Hoje, mais do que nunca, rezo pelos padres. Estou encarregado pelos 407 mil padres do mundo inteiro. Claro, existe uma pequena parcela que vai contra inclusive, as leis civis. Mas 98% são pessoas dignas que desgastam suas vidas pelo povo e por Deus. A sociedade depende muito dos padres, que são aqueles que no dia-a-dia, conduzem pessoas a Jesus Cristo. São eles que convocam para os sacramentos, para a Eucaristia, sobretudo.

Dom Cláudio Cardeal Hummes
Prefeito da Sagrada Congregação para o Clero
Catedral da Sé :: São Paulo/SP :: 03/08/2008

::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

Veja as fotos da Ordenação:
www.flickr.com/cancaonova

::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

Veja ainda em noticias.cancaonova.com:

.: Dom Cláudio louva a Deus e renova compromissos