A hora da verdade

Existe uma pergunta que não cala: “Quando devo falar a verdade para aquela pessoa?” A resposta é sempre. Sempre que o meu coração estiver cheio de caridade.

Muitas pessoas estragam relacionamentos, perdem oportunidades, criam inimigos mortais porque falaram a verdade sem caridade. No evangelho de São João, capítulo 16, versículo 13, está escrito: “O Espírito da verdade, vos conduzirá à verdade plena”. Então, para falar a verdade para alguém, eu preciso ser conduzido pelo Espírito da verdade; Ele primeiro mostra a verdade do outro, o que é bom no outro. Todos têm coisas boas!

Jesus ao conversar com a mulher samaritana, que teve 5 maridos e estava convivendo com um sexto homem, fingindo não saber disso, pediu que ela apresentasse a Ele o marido dela. Quando ela diz que não tinha marido Ele a elogia por ter falado a verdade. Leia o texto do evangelho de São João, capítulo 4, versículos 16 a 18: Ele disse: “Vai chamar teu marido e volta aqui. Eu não tenho marido, disse a mulher. Ao que Jesus retrucou; disseste bem que não tens marido. De fato, tiveste cinco maridos e o que tens agora não é teu marido. Nisto falaste a verdade”. Diante da ‘vida errada’ daquela mulher, Jesus não a acusa, mas toca na qualidade dela: a sinceridade. Jesus falou a verdade, mas com Caridade e por isso a mulher muda de vida.

As pessoas à nossa volta, os mais difíceis, precisam ouvir a verdade, mas com caridade. Não podemos perder as pessoas, não podemos cultivar inimizades… E para isso, ao falar a verdade, use caridade, comece com os elogios, parta de coisas boas que seu filho (a), seu marido, seu pai, sua mãe, seu colega tem…

Eu só posso falar a verdade para aquela pessoa, quando for capaz de ver coisas boas nela, pois daí estarei envolvido pela caridade. E assim, toda hora é hora da verdade!

Edson Oliveira
Comunidade Canção Nova

Ouça o podcast: “Mais que auto-ajuda, ajuda que vem do ALTO!”

Veja também:
.: O que é a verdade?

.: Verdade X Caridade