Ano do Laicato terminou, começa a nossa missão

Ano do Laicato terminou, começa a nossa missão

O convite é que leigos e leigas assumam seu papel de
“Sal da Terra e Luz do Mundo” (Mt 5,13-14)

O Ano do Laicato convocado pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) sob o tema “Cristãos leigos e leigas, sujeitos na ‘Igreja em saída’, a serviço do Reino” chega ao final com um novo impulso para que homens e mulheres assumam seu papel evangelizador na missão a eles confiada. Iniciado no dia 26 de novembro de 2017, na Solenidade de Cristo Rei, o Ano do Laicato encerra em 25 de novembro de 2018.

“Sal da Terra e Luz do Mundo” (Mt 5,13-14), o lema que inspira o Ano do Laicato é um convite aos católicos a tomarem consciência de sua missão na sociedade. “E deste modo, os leigos, agindo em toda a parte santamente, como adoradores, consagram a Deus o próprio mundo”, conforme apontava o Concílio Ecumênico Vaticano II no número 34 da Constituição Dogmática Lumen Gentium.

As possibilidades de um leigo viver sua missão são inúmeras. Um modo novo inspirado por Monsenhor Jonas Abib, na década de 60, tem atraído leigos e leigas ao protagonismo na evangelização. Desde aquela época, jovens tem assumido publicamente as promessas do Sacramento do Batismo dedicando-se integralmente à missionariedade. De fato, são muitos os que se destacam na ação por meio de palestras e músicas, mas há tantos outros que fazem de seu ofício ordinário uma verdadeira profissão de fé, vivenciando-o de modo extraordinário.

Eles atuam principalmente nos meios de comunicação e como jornalistas, apresentadores, técnicos, engenheiros, youtubers, locutores, mas há tantos outros que se dedicam à construção, à educação, aos trabalhos sociais, à administração, à pecuária, à saúde e à promoção humana. A experiência missionária vivida por leigos e leigas numa verdadeira consagração de vida na Igreja não é algo exclusivo para os missionários da Canção Nova.

Que o Ano do Laicato seja um convite a mais pessoas assumirem seu chamado de Sacerdote, Profeta e Rei. “Não é um exagero dizer que toda a existência do fiel leigo tem por finalidade levá-lo a descobrir a radical novidade cristã que promana do Batismo, sacramento da fé, a fim de poder viver as suas exigências segundo a vocação que recebeu de Deus”, afirma o parágrafo 10 da Exortação Apostólica Chistifideles Laici.

Por Rodrigo Luiz – CN 

Programação: 

DIA: 24.11.2018  
LOCAL: COLÉGIO LUIZA DE MARILAC – SANTANA
R. Voluntários da Pátria, 1653 – Santana
Metrô Linha 1 (Azul), estações Carandiru e Santana.

13h00 Oração inicial
13h30 Apresentação dos Trabalhos na Igreja e na Sociedade 
13h30 – Apresentação de Bandas 
18H30 – Adoração – Presidida por D. Odilo Pedro Scherer

CATEDRAL DA SÉ
DIA 25.11.2018 – FESTA DE  CRISTO REI 
11h00 – Missa de Encerramento – Presidia por Dom Odilo Scherer