Auto-ajuda ou ajuda do Alto?

Vivemos numa época que se fala muito de auto-ajuda. Onde os livros assim entitulados vendem aos montes. E a pergunta que trago é a seguinte: Existe auto-ajuda? Não estou criticando ou condenando tais livros; até porque eles trazem pistas, dão direcionamentos… Porém, ninguém tem o poder de ajudar-se a si próprio. Existem realidades em nós, que precisam muito mais do que empenho pessoal, muito mais do que “pensar positivo”. É claro que vai contar muito em um processo de cura emocional, psicológica e até mesmo física, a determinação da pessoa e seu desejo de sair da situação. Mas cuidado!

Estamos falando de determinação e não de uma auto-ajuda. Vamos entender o que é ajuda:

– Auxílio

– Favor

– Proteção

– Objeto que serve para amparar ou reforçar uma coisa que está frágil, quase a partir-se ou romper-se.

Então, auto-ajuda é: Auxiliar-se a si próprio, dá um favor a si próprio, proteger a si próprio, ser para si próprio um amparo, um reforço… Mas nenhum de nós por melhor que sejamos não conseguimos ser isto para nós mesmos; pelo contrário, precisamos de auxílio, de favores, de proteção… Pois existem em nós muitas fragilidades… Se não penso assim, me torno orgulhoso, alguém que se basta a si próprio. E alguém pensar e agir assim é um perigo, ao passo que, se reconheço que preciso de ajuda, me abro a um lindo caminho de crescimento e conhecimento de mim mesmo.

Daí, chegamos a uma conclusão maravilhosa: Melhor que auto-ajuda é a ajuda que vem do Alto. Sim, toda ajuda que precisamos só pode vir do Alto:  Tg 1,17 – “Toda dádiva boa e todo dom perfeito vêm de cima: descem do Pai das luzes, no qual não há mudança, nem mesmo aparência de instabilidade”. Louvado seja Deus por esta Palavra, que trás tão rico ensinamento.

De Deus é que vem nosso auxílio, nossa proteção, o reforço para nossa fragilidade, para aquilo que em nós está a se romper. É por isso que na “Sequência de Pentecostes”, nós rezamos: “Sem a Luz que acode, nada o homem pode e nenhum bem há nele”. Portanto nas suas lutas, nas suas quedas e nas suas fragilidades, busque a ajuda do Alto, pois “Sem a Luz que acode, nada o homem pode e nenhum bem há nele”. Reze agora mesmo esta linda oração:

Espírito de Deus, enviai dos céus um raio de Tua luz! Vinde Pai dos pobres, daí aos corações os vossos sete Dons! Consolo que acalma, hóspede da alma, doce alívio, vinde! No labor descanso, na aflição remanso, no calor aragem! Enchei Luz bendita, chama que crepita o íntimo de nós! Sem a Luz que acode, nada o homem pode e nenhum bem há nele! Ao sujo lavai, ao seco regai, curai o doente! Dobrai o que é duro, guiai no escuro, o frio aquecei! Daí a Vossa Igreja que espera e deseja os

Vossos sete Dons! Daí em prêmio ao forte, uma santa morte, alegria eterna, Amém!!!

Você pode ouvir este podcast:
http://www.podcast1.com.br/canal.php?codigo_canal=1941

 Edson Oliveira
Com.Canção Nova