Cardeal de São Paulo abre Campanha da Fraternidade 2011, sobre meio ambiente

Nesta quarta-feira, 9 de março, Celebração de Cinzas e Início da Quaresma, o Arcebispo Metropolitano de São Paulo, Cardeal Dom Odilo Pedro Scherer, abre a Campanha da Fraternidade 2011 – cujo tema é “Fraternidade e a vida no planeta” – e o lema “A criação geme em dores de parto”. A celebração acontece na Catedral da Sé, às 15h.

Antes da missa, às 14h, o Cardeal receberá a imprensa para uma entrevista coletiva. Na ocasião, explicará o significado da Quaresma para os católicos e apresentará o texto-base da CF deste ano, com um tema tão atual e necessário quanto o meio ambiente.

Tome Nota!

Celebração Eucarística de Abertura da Quaresma, na Quarta-feira de Cinzas, e início da Campanha da Fraternidade 2011

Quando: 9 de março, Quarta-feira de Cinzas
Presidente da celebração: Cardeal Dom Odilo Pedro Scherer, Arcebispo Metropolitano de São Paulo
Onde: Catedral da Sé
Entrevista coletiva de apresentação da CF: 14h
Missa: 15h

Obs.: Nesta quarta de Cinzas NÃO HAVERÁ missa da Canção Nova às 20h, para que você participe das funções de início da quaresma em sua paróquia ou comunidade. Deus abençoe sua fidelidade!


Sobre a Campanha da Fraternidade 2011

Esta é a 47ª Campanha da Fraternidade desde que foi criada em 1964. A conscientização sobre o aquecimento global e as mudanças climáticas está entre os principais objetivos da Campanha deste ano. A busca de ações que preservem a vida no planeta é outra meta da CF.

Com 124 páginas e dividido em quatro partes, o texto-base, carro-chefe da CF, apresenta o conteúdo a ser discutido ao longo da Campanha. Na primeira, faz uma análise da realidade procurando estabelecer as causas do aquecimento global e das mudanças climáticas. Toca na relação que há entre o aquecimento global e as atividades humanas; questiona o modelo energético do país; denuncia o desmatamento e as queimadas, responsáveis por 50% da emissão de gases de efeito estufa no Brasil; interpela o agronegócio e o atual modelo de desenvolvimento. A Campanha vai alertar, ainda, para a ameaça à biodiversidade e para o risco da escassez de água no planeta.

A segunda parte do texto-base busca na bíblia, na teologia e na palavra da Igreja a fundamentação do tema e do lema da CF. Já na terceira parte, aponta diversas atitudes que podem ser tomadas por pessoas, comunidades, governo, empresas e instituições, com o objetivo de preservar a vida no planeta terra.

Esta não é a primeira vez que a CF aborda o tema meio ambiente. Em 1979, a Campanha discutiu o tema “Por um mundo mais humano – Preserve o que é de todos”; em 2004, “Fraternidade e Água – Água, fonte de vida”; e, em 2007, a Amazônia foi lembrada: “Fraternidade e Amazônia – vida e missão neste chão”.

Saiba mais sobre a CF 2011: Aquecimento Global é tema da Campanha da Fraternidade