Catedral Armênia Católica São Gregório Iluminador guarda ícone do Santo das causas urgentes
Fiéis Católicos de rito Armênio celebram na quarta-feira,19, o dia de Santo Expedito – um santo de origem Armênia -, na Catedral São Gregório Iluminador, bairro da Luz, em São Paulo.
Ao longo do dia a Catedral, recém restaurada, ficará aberta à visitação pública. Às 16h haverá uma missa celebrada em português pelo Padre Antonio Francisco Lelo, administrador paroquial.
Conhecido como o “Santo das Causas Justas e Urgentes”, Santo Expedito é invocado na extrema dificuldade; quando os negócios precisam de uma solução imediata, cuja invocação nunca é tardia. Santo Expedito é protetor do estudantes e militares.
Tradicionalmente em São Paulo, milhares de fiéis participam da festa de Santo Expedito na Igreja da Capelania Militar, junto ao Batalhão da Rota, também no bairro da Luz. Mas o que muitos não sabem é que à cerca de 500m do batalhão da Polícia Militar, logo após o Mosteiro da Luz, na avenida Tiradentes, a Catedral Armênia Católica, também homenageia Santo Expedito.
Construída em 1976, a igreja passou por uma grande restauração e ressurge com todo seu esplendor. O Altar Mor em mármore, em estilo armênio, guarda ao centro um belíssimo ícone da Nossa Senhora de Narek folhado em ouro. As laterais foram reservadas à dois santos considerados colunas da Igreja: São Judas Tadeu e São Bartolomeu. Foram eles que levaram o Cristianismo a Armênia. O país foi o primeiro a adotar o Cristianismo como religião oficial em 301.
O teto da Catedral recebeu molduras em gesso ornamentadas em estilo armênio. No teto, 23 pinturas em óleo sobre tela, revelam com riqueza de detalhes a trajetória de Jesus de Nazaré, do Nascimento até a Ascensão. As imagens foram distribuídas de acordo com cada momento da vida de Jesus. Os vitrais nas paredes laterais e na cúpula destacam santos armênios.
Na fachada, os três arcos e a Cruz de metal, que representam a Santíssima Trindade, também foram restaurados.
Na frente da Catedral foi erguido um monumento em homenagem às vítimas do Genocídio armênio, cometido pelo Império Turco- Otomano, que matou 1,5 milhão de pessoas durante a I Guerra Mundial. O monumento possui uma cruz de pedra de 700 quilos e relíquias dos mártires armênios, trazidas do deserto da Síria
História:
A Igreja Católica Armênia é uma entre as 24 Igrejas de diferentes ritos em plena comunhão com a Igreja Católica Apostólica Romana, ou seja, que aceitam a autoridade do Papa. Atualmente a Igreja Armênia Católica , tem cerca de 740 mil fiéis no mundo. A sede do Exarcado Armênio, está localizada na Catedral São Gregório Iluminador, sob a responsabilidade do Exarca Apostólico Armênio, Dom Vartan Valdir Boghossian. O Exarcado Armênio possui comunidades no México, Venezuela, Brasil, Uruguai e Chile. Os 5 países reúnem cerca de 30 mil católicos armênios, sendo 16 mil na Argentina e os outros 14 mil nos demais países. No Brasil vivem aproximadamente 7 mil católicos armênios, sendo grande parte em São Paulo e Rio de Janeiro.
A Catedral Armênia Católica São Gregório Iluminador fica na Avenida Tiradentes, 718, ao lado do Museu de Arte Sacra, próximo ao Metrô Tiradentes, no bairro da Luz, São Paulo.
Tel.: 11 32276703
Por, Sidnei Fernandes – (Jornalista Canção Nova)