Na noite deste sábado (07), foi realizado um Concerto de Músicas Sacras no Teatro Municipal, no centro da capital paulista, um dos mais importantes cartões postais da cidade, em comemoração ao Centenário da Arquidiocese de São Paulo.
Regido por Tiago Pinheiro, graduado clarinetista, e ao som do pianista Nelson Silva, o Coral Paulistano apresentou clássicos, caminhando pela história da Música Sacra. Iniciando com “Pollorum Regina” (Cantiga de Santa Maria), do século XIV e encerrando com a marcante “Hallelujah”, de Haendel (1685-1759).
Cardeal Scherer, atual arcebispo de São Paulo, declarou: “Hoje, 100 anos depois, a Arquidiocese de São Paulo olha para o passado com gratidão, finca o pé no presente e assume, com mais vigor, a sua missão. Vê o futuro com esperança e se dispõe a fazer tudo o que for possível para que o Evangelho da vida ilumine as estruturas da cidade de São Paulo”.
As comemorações continuam neste domingo (08) com uma grande festa no Estádio do Pacaembú. O evento, que tem como lema “Deus habita esta cidade” terá como momento central a Missa, às 15h, que será presidida pelo Núncio Apostólico no Brasil, Dom Lorenzo Baldisseri, e concelebrada pelo Arcebispo de São Paulo, Cardeal Odilo Pedro Scherer, e por numerosos bispos de todo o Brasil.
A festa começa às 13 horas. Se apresentam, a banda Mensagem Brasil, Padre Zezinho, Padre Antônio Maria, Agnaldo Rayol, entre outros convidados. Posteriormente, uma carreata sairá do estádio percorrendo as ruas da cidade em direção à Catedral da Sé, onde a imagem de São Paulo Apóstolo será entronizada, um gesto que marca a acolhida do Apóstolo que passa a ser patrono da cidade.