Cerimônia no Mosteiro de São Bento homenageia primeiro ano do cardeal Scherer à frente da Arquidiocese de São Paulo

cardeal_monges.jpg

Uma cerimônia no Mosteiro de São Bento comemorou na noite dessa quinta-feira (24), um ano da posse de Dom Odilo Pedro Scherer como Arcebispo de São Paulo .

Ao som do canto gregoriano, vindo das vozes dos monges beneditinos, cerca de 300 pessoas participaram da homenagem ao arcebispo da capital paulista.
Durante a cerimônia, Dom Odilo Pedro Scherer, nomeado pelo Papa Bento XVI, arcebispo metropolitano de São Paulo em março de 2007 e criado Cardeal em novembro passado, fez um balanço do primeiro ano de trabalho à frente da arquidiocese paulista.

“O Mosteiro de São Bento acolheu com muita alegria a iniciativa de realizar tão importante comemoração em suas dependências pelo alto significado deste evento, que reúne, pela primeira vez, desde que acolhemos em nossa cidade a figura de Dom Odilo, aquelas pessoas que têm prestado uma contribuição significativa à nossa sociedade e à Arquidiocese de São Paulo”, afirmou Dom João Evangelista Kovas, OSB, Prior do Mosteiro de São Bento.
“Nosso mosteiro é um marco no cenário paulistano e parte integrante da paisagem histórica da Cidade de São Paulo. Foi, inclusive, o ponto de apoio durante a visita de Sua Santidade o Papa Bento XVI a nossa cidade, há um ano, e tem se destacado como uma importante instituição de caráter religioso e cultural. Queremos que Sua Eminência o Cardeal Dom Odilo sinta-se muito bem acolhido nesta Casa e receba a homenagem que a comunidade monástica e a sociedade paulistana lhe prestam nessa data”
, ressaltou Dom João Kovas.

A homenagem a Dom Odilo também se insere nos eventos do Centenário da Arquidiocese de São Paulo, fundada Diocese em 1745 e elevada a Arquidiocese pelo Papa Pio X em 07/06/1908, tendo como seu primeiro arcebispo Dom Duarte Leopoldo e Silva.

Sobre Dom Odilo

Dom Odilo Pedro Scherer nasceu na cidade gaúcha de Cerro Largo, em 21 de setembro de 1949. Iiniciou sua carreira como religioso no interior do Estado do Paraná, tendo sido ordenado padre (presbítero) no ano de 1976, na cidade de Quatro Pontes, da diocese de Toledo.

Ocupou o cargo de reitor do Seminário Diocesano São José, em Cascavel, de 1977 a 1978, e do Seminário Diocesano Maria Mãe da Igreja, em Toledo, de 1979 a 1982 e novamente em 1993. Entre 1991 e 1992 assumiu a reitoria do Seminário Teológico de Cascavel, cidade onde também ocupou a posição de diretor do Centro Interdiocesano de Teologia.

No período de 1977 a 2001, apoiado sobre uma sólida formação acadêmica, teve expressiva atuação como professor. De 1980 a 1985, ocupou a cadeira de Filosofia na Faculdade de Ciências Humanas Arnaldo Busatto, em Toledo. Paralelamente, em 1985, foi professor de Teologia no Instituto Teológico Paulo VI, de Londrina. Dando seqüência à sua veia acadêmica, pelos nove anos seguintes, 1985 a1994, lecionou na Universidade Estadual do Oeste do Paraná, em Toledo. Em seu currículo conta com a formação em Teologia: Studium theologicum, pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, em Curitiba, além de possuir duas especializações: Mestrado em Filosofia (1994-1996) e doutorado em Teologia, ambos pela Pontifícia Universidade Gregoriana (1988-1991), Roma.

Atuar o ambiente universitário, no entanto, não significou seu afastamento das atividades clericais. Ainda freqüentava as salas de aula quando, de 1985 até 1988, foi vigário Paroquial e Pároco da paróquia-catedral Cristo Rei, em Toledo. Ao mesmo tempo, atuou como membro da Comissão Nacional do Clero, da CNBB. Quatro anos mais tarde e durante dois anos, 1992 a 1993, foi membro da Comissão Teológica da Regional Sul II.

O ano de 1994 marcou uma grande ascensão em sua trajetória religiosa quando foi designado para integrar a Congregação para os Bispos, na Santa Sé (Vaticano), permanecendo lá em dedicação exclusiva até 2001. Em 2002 retornou de Roma para ser bispo Auxiliar de São Paulo, cargo que ocupou até o ano passado. Somou-se a este período sua contribuição como Secretário-Geral da CNBB, de 2003 a 2007, e sua participação como Secretário-Geral Adjunto da V Conferência Geral do Episcopado da América Latina e do Caribe durante a visita do Papa Bento XVI, em maio de 2007.

Em 21 de março de 2007 foi nomeado pelo Papa Bento XVI Arcebispo Metropolitano de São Paulo e foi ordenado Cardeal em 24 de novembro de 2007.

Ana Elysa Castro e Lucilene Silva
Canção Nova/São Paulo

Veja mais:

.: Ato inter-religioso marca comemorações pelo Centenário da Arquidiocese de São Paulo