Cinco ensinamentos do Natal.

 

Cinco ensinamentos do Natal:
A Alegria. “Glória a Deus nas alturas e paz na terra aos homens de boa vontade”. A criação exulta de alegria com a vinda de Jesus. Ele está connosco. Viver na sua presença constante é fonte de uma alegria imensa. O cristão é radicalmente alegre e transmite essa alegria.
 
A Surpresa. Deus não Se manifesta em grandes acontecimentos, mas em pequenas surpresas. O menino numa manjedoura, quem imaginaria que Deus entre nós Se mostra assim? O cristão vive a surpresa nos pequenos dons do dia a dia.
 
O Silêncio. Maria medita tudo isto no seu coração, com um olhar que vai mais fundo e encontra o sentido das coisas. O cristão alimenta-se do silêncio, reza e pede ao Pai o entendimento daquilo que lhe acontece, para discernir as melhores opções.
 
A Luz. Na noite mais longa do ano manifesta-se a Luz de Jesus. Deus visita as nossas trevas, os lugares onde pensamos que nunca poderia estar. Não somos filhos abandonados, mas infinitamente amados. O cristão vive esta esperança.
 
Os Pobres. Os pastores, desprezados por todos, são os primeiros destinatários do anúncio do nascimento de Jesus. Sempre os mais pequenos, os preferidos de Deus. O cristão dá-se aos mais pobres, àqueles a quem ninguém dá importância.
 
São estas as cinco atitudes que aprendemos junto do presépio. Ao longo deste mês, o Click To Pray vai-te ajudando a aproximar-te do dia de Natal, nas suas propostas de oração e na união com o Papa e as suas intenções. Não te esqueças de rezar por todos os que fazem parte desta Rede Mundial de Oração, para que cada um procure ajudar a nascer Jesus no seu coração e no mundo à sua volta.
 
Um Santo e Feliz Natal!

P. António Valério, sj
Diretor da Rede Mundial de Oração do Papa em Portugal