"Deus não é indiferente à sua dor" - Eliana Ribeiro

 

É na madrugada, na noite, na escuridão que as trevas se manifestam, quantas coisas ruins acontecem na madrugada, os bares, os motéis, as ruas cheias de gente, mas ainda há fé nesse mundo de trevas, e nós que estamos aqui somos provas disso.

Quantas madrugadas eu sai pra fazer coisas erradas, era nas madrugadas que me drogava, que saia com os rapazes, que me embebedava, mas também era nas madrugadas que meus pais se ajoelhavam e rezavam por mim, é na madrugada que acontece o combate na oração.

Talvez você mãe, você pai esteja ai, esperando seu filho chegar, reze conosco, creia Deus existe e pode transformar todas as coisas como um dia fez na minha vida, essa sede que nós temos aqui não é somente dos milagres que Deus pode fazer, mas principalmente do Deus que faz milagres,  se viemos aqui somente pelos milagres eu posso me frustrar se eles não acontecerem, mas preciso estar aqui pra que minha alma seja saciada, Jesus morreu por isso, para nossa salvação.

Enquanto nós não saciarmos nossa alma do Deus que faz os milagres, nós vamos ficar na busca e não vamos encontrar nada, vamos buscar preencher o vazio com as coisas das trevas.

Enquanto você não matar essa sede da sua alma, você vai buscar se preencher nas bebidas no jogo, porque o sentido da vida nós não encontramos, e quem é o sentido da nossa vida?

 

“Jesus soube que os fariseus ouviram dizer que ele reunia mais discípulos e batizava mais do que João se bem que Jesus mesmo não batizasse, mas os seus discípulos. Por isso, saiu da Judéia e voltou para a Galiléia.  Era preciso que ele passasse pela Samaria.  Chegou, pois, a uma cidade da Samaria, chamada Sicar, perto da propriedade que Jacó tinha dado a seu filho José. Havia ali a fonte de Jacó. Jesus, cansado da viagem, sentou-se junto à fonte. Era por volta do meio dia. Veio uma mulher da Samaria buscar água. Jesus lhe disse: “Dá-me de beber!”  
Os seus discípulos tinham ido à cidade comprar algo para comer.  A samaritana disse a Jesus: “Como é que tu, sendo judeu, pedes de beber a mim, que sou uma mulher samaritana?” De fato, os judeus não se relacionam com os samaritanos.  Jesus respondeu: “Se conhecesses o dom de Deus e quem é aquele que te diz: ‘Dá-me de beber’, tu lhe pedirias, e ele te daria água viva”.  A mulher disse: “Senhor, não tens sequer um balde, e o poço é fundo; de onde tens essa água viva?  Serás maior que nosso pai Jacó, que nos deu este poço, do qual bebeu ele mesmo, como também seus filhos e seus animais?” Jesus respondeu: “Todo o que bebe desta água, terá sede de novo; mas quem beber da água que eu darei, nunca mais terá sede, porque a água que eu darei se tornará nele uma fonte de água jorrando para a vida eterna”. A mulher disse então a Jesus: “Senhor, dá-me dessa água, para que eu não tenha mais sede, nem tenha de vir aqui tirar água”. Ele lhe disse: “Vai chamar teu marido e volta aqui!” 
“Eu não tenho marido”, respondeu a mulher. Ao que Jesus retrucou: “Disseste bem que não tens marido.  De fato, tiveste cinco maridos, e o que tens agora não é teu marido. Nisto falaste a verdade”.   A mulher lhe disse: “Senhor, vejo que és um profeta!   Os nossos pais adoraram sobre esta montanha, mas vós dizeis que em Jerusalém está o lugar em que se deve adorar”.    Jesus lhe respondeu: “Mulher, acredita-me: vem a hora em que nem nesta montanha, nem em Jerusalém adorareis o Pai.  Vós adorais o que não conheceis. Nós adoramos o que conhecemos, pois a salvação vem dos judeus. Mas vem a hora, e é agora, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e verdade. Estes são os adoradores que o Pai procura. Deus é Espírito, e os que o adoram devem adorá-lo em espírito e verdade”. 

Nessa passagem vemos que Jesus saia da Galileia passou pela Samaria até a Judéia e quando chegou na Judéia resolveu voltar para Samaria , ele não voltou a Samaria por acaso, era interesse de Deus que ele passasse novamente pela Samaria e o interesse Dele era que Jesus encontrasse a samaritana.

Uma vez que bebemos da água viva, a gente sabe onde buscar, se a gente cai, peca, está sofrendo, a gente sabe que pode encontrar essa água viva, na confissão, no grupo de oração.

Ele não é indiferente a nossa dor, Ele sabe do que precisamos, Deus me vê, Deus te vê não tira os olhos da gente por que não pode nos perder de vista, ele tem os olhos voltados pra nós como com a samaritana, Ele sabia que ela vivia com um homem que não era marido dela, mas em nenhum momento Jesus a acusou, ele não nos acusa quem é o acusador é o diabo.

Como diz no salmo 138: “…Se subir até os céus, ali estareis; se descer à região dos mortos, lá vos encontrareis também”.

Deus sabe de nós, se estou no abismo Ele vai lá, Ele não tira os olhos da gente, porque Ele espera, Ele está na porta batendo e não se cansa de bater.

Precisamos de uma experiência sincera, pessoal com Jesus, uma experiência com o Deus que realiza os milagres, não com os milagres que Ele pode fazer, é a experiência com o Deus que mata sua sede, quem faz essa experiência não tem mais coragem de andar nas trevas, no pecado, e passa a seguir o Senhor, como fez os discípulos, como fez Zaqueu, como fez Paulo. Quando a gente faz a experiência com essa fonte de água viva a gente rompe com o pecado com as trevas e depois a sua restauração é conseqüência.

“Buscai o reino de Deus em primeiro lugar e a sua justiça e tudo o mais será dado por acréscimo.”

Você precisa ir diante do Santíssimo, ou ir à Eucaristia, fazer as penitências, as mortificações que está fazendo, por causa do Senhor e não pelas coisas que Ele pode fazer, busque-o em primeiro lugar e Ele te dará todas as coisa por acréscimo não tenha medo, pois Ele sempre quer o melhor, não se entristeça, pois hoje o Senhor te diz que quer ser buscado em primeiro lugar, vá até a fonte.

 Jesus vai encerrar dizendo que o Pai procura adoradores para adorá-lo em Espírito e em verdade, não uma adoração sentimentalista, muitas vezes a gente não precisa de sentimento, mas sim, da fé,  acreditar que Ele está nos ouvindo está nos acolhendo, mesmo se eu não sentir nada, o que precisa me mover é essa fé que eu tenho na presença de Deus aqui.

É nessa hora das provas, das dificuldades, que precisamos adorar em Espírito e em verdade, “Senhor não sinto nada, mas estou aqui, eu vim por causa de ti Jesus, enche-me dessa água viva, mata a minha sede, dá me sentido pra viver, dá-me a esperança, eu não sinto nada, mas eu creio, e aumenta a minha fé”. Esse é o caminho.

 

Onde você busca a sua felicidade o sentido de viver, a motivação, sua esperança sua confiança?

Jesus espera por você, e não se cansa de esperar e só vai descansar quando você abrir seu coração, se reerguer!  É possível ser feliz em meio à dor sim! Se você veio hoje, se você espera no senhor,  se você confia, se você tem fé é possível sorrir!

Eliana Ribeiro
2ª Vigília Clamando por Milagres
22/03/2009