"Devemos transformar em fé viva o que lemos na Palavra de Deus"

A Igreja dedica esse mês de Setembro a Bíblia, graças a um homem chamado São Jerônimo, foi ele quem traduziu a Bíblia e lembrando disso precisamos ter em conta a importância que a Palavra tem na nossa vida.

No Livro de Jeremias 15,16, o profeta diz: “Vede, é por vós que sofro ultrajes, da parte daqueles que desprezam a sua Palavra. Aniquilai-os. Vossa Palavra constitui a minha alegria e as delícias do meu coração, porque trago Vosso nome, ó Senhor, Deus dos exércitos”

A Palavra de Deus se transforma exatamente no princípio da fé que precisamos ter. Quando você compra um eletrodoméstico, vem sempre um manual de instruções e os Evangelhos na verdade, são pra valer, um manual de instrução da nossa vida, para que ela seja cheia de sentido.
Vejo a dificuldade que o povo de Deus teve pra que chegasse a nós a Palavra, nós recebemos a Palavra de Deus de maneira muito simples, nossos pais receberam ela escrita já, mas muitas pessoas derramaram o sangue pra que ela chegasse até a gente, muitos morreram para que a Palavra não morresse.

Assim como a arte que nasce da inspiração do artista, ao mesmo tempo a técnica nasce de um conhecimento de uma experiencia… E a fé de onde nasce? A fé nasce da palavra que se escuta!

Quando nós temos simplesmente a sagrada escritura conosco pode não significar quase nada, porque ela só vai ter sentido quando for lida sobre a insiração daquele que inspirou sua escrita, e é aqui a primeira coisa que temos e precisamos: de uma fé convicta, não adianta termos uma fé cheia de duvidas espalhadas pelo caminho. Alguém por exemplo que é casado, se casa pensando em separar? Ou começa uma faculdade pensando em parar? O mérito só existe pra quem se esforça, quando a gente está fazendo a coisa certa, a graça de Deus está a nosso favor, muitas vezes a gente não sabe o que fazer? Vai rezar!

Na carta de São Tiago, ele vai revelar uma coisa fantástica pra gente, ele dizia assim: Você crê? Os demônios também creêm e o pior, creêm muitas vezes com muito mais convicção, esse sim é um ponto que não podemos deixar acontecer conosco.
Os demônios acreditam porque sabem muito bem que Ele é o criador do Universo, sabe muito bem que Jesus não é um homem qualquer, mas isso não faz diferença nenhuma pra eles, mas na nossa vida, isso precisa fazer diferença!

Quando nós, sacerdotes recebemos o Evangeliário nos é dito uma frase: “Tranforma em fé viva o que lês.” Devemos deixar tranformar em fé viva o que lemos na Palavra de Deus, precisa refletir em nossa vida a fé, ela não está apoiada em bobeiras não, não está  apoiada em frases simples, estão apoiadas no que só Deus pode dizer. Talvez pra você, muitas coisas sejam difíceis de dizer, sejam difíceis de encarar, nessa hora, faça como Jermemias, alimente-se da Palavra de Deus.

A Palavra de Deus é uma revelação que parte do Espirito Santo e por causa disso, provoca em muitas pessoas grandes inquietações. Exatamente por causa da Sagrada Escritura, São Francisco teve contato com o Evangelho de São Matheus e isso foi tão forte na vida dele que ele se converteu. veja Nossa Senhora quando o anjo veio falar para ela, foi a Palavra de Deus. É preciso que essa Palavra se transforme em fé viva.

Nós cremos num nome que está acima de todo nome e uma vez que se acredita Nele, as coisas se transformam, precisamos realmente produzir em nós uma fé que esteja alicerçada.

É preciso que o mesmo Espírito que inspirou a Escritura inspire também a nossa leitura.

Padre Xavier

Vigília Clamandos por Milagres 19/09/09
:: Basílica Nossa Senhora da Penha ::