Dom Bosco, um Sacerdote de Alma nobre!

Em 16 de Agosto de 1815 nasce em Turim, cidade ao Norte da Itália, João Melquior Bosco, conhecido mundialmente por Dom Bosco, completaria hoje 202 anos.

São João Dom Bosco é um santo como muitos de sua época que tiveram uma missão de marcar uma sociedade e se tornar um grande influenciador e incentivador da família, dos estudos, trabalho e oração. Estudotrabalho e oração: eis o que tornará bons os jovens” essas foram suas  metas no Sistema Preventivo, de formar ” Bons Cristãos e Honestos Cidadãos”. 

O Jovem Bosco venceu muitos os obstáculos em sua vida. Órfão aos dois anos de idade, precisaria de apoio para estudar, mas, seu irmão mais velho, Antônio, não aprovava sua dedicação ao estudo, queria que ele fosse ajudá-lo na agricultura. Para o seu irmão, o trabalho agrícola era o mais importante do que se dedicar aos livros. E como mudar a história? Como encorajar para seguir um sonho, um chamado, uma vocação?

  Saiba mais sobre Dom Bosco

Quando surge essas perguntas precisamos encontrar as respostas certas e muitas vezes encontraremos dentro da nossa família, foi o que aconteceu com ele, sua mãe conhecida como Mamãe Margarida, foi a grande incentivadora após um sonho que o seu filho teve aos 9 anos.  Nossa Senhora lhe apareceu revelando em sonho sua futura missão, após partilhar com sua mãe ela disse: ”Bem, filho, talvez você seja padre, algum dia!

Nossa Senhora foi muito presente na vida de Dom Bosco, após o sonho ele assumiu a presença Dela como Mãe,  dai no futuro ele diz ” Foi Ela quem tudo fez”. Encontramos nele um jovem de alma Mariana, suas experiências com a Virgem Maria fizeram com que não decidisse nada sozinho, na juventude, durante os estudos ele confiou tudo a Ela. Sua primeira devoção foi  Nossa Senhora das Graças, quem ele rezou uma novena para pedir ajuda na decisão de decidir o seu estado de vida e fazer a vontade de Deus.

Foto: Simone Nunes -

Casa Princesa Izabel – Cidade Imperial – Petrópolis- RJ / Foto: Simone Nunes – CN

Nesse dia que lembramos o seu nascimento quero trazer algumas particularidades de Dom Bosco e a presença da Família Salesiana no Brasil. Em 1885 a Princesa Izabel também foi uma grande incentivadora para que a Pedagogia de Dom Bosco fosse implantada aqui, na ocasião ela se preocupação com a libertação dos escravos e com a liberdade onde eles poderiam encontrar apoio e acolhimento para estudar e se profissionalizar. Para que isso acontecesse ela  doou o terreno em Niterói e em São Paulo, dando inicio a implantação da espiritualidade Salesiana nesse País, com as escolas profissionalizantes e colégios. Carta na íntegra 

Monsenhor Jonas Abib, foi um dos alunos Salesianos de São Paulo, ele estudou no Liceu Sagrado Coração de Jesus a segunda construção provida da Princesa. A Igreja no Brasil vem estudando desde de 2012 a possibilidade de dar entrada nos documentos pedido na beatificação da Princesa acreditando que sua religiosidade, bondade e caridade testemunhada por suas atitudes a elevam para os altares.

Rezemos nesse dia pedindo a intercessão de Dom Bosco e de Nossa Senhora Aparecida de qual a Princesa Izabel foi devota, (em agradecimento a uma graça recebida doou a coroa que está na imagem em Aparecida até hoje) que os estudos possam ajudar na comprovação de sua santidade confirmando que ela viveu sua fé como ” Uma Boa Cristã é uma Honesta Cidadã”

Instituto Canção Nova 

Mons Jonas é a figura de Dom Bosco, Padre Mario Bonatti – SDB

Conheça a Faculdade Canção Nova 

Brasil Salesiano  

Dom Bosco, rogai por nós!