Erros e acertos

“Fui ao meu psiquiatra – para ser psicanalizado
Esperando que ele pudesse me dizer por que esmurrei ambos os
olhos do meu amor.

Ele me fez deitar em seu sofá para ver o que poderia descobrir

E eis o que ele pescou do meu subconsciente:

Quando eu tinha um ano mamãe trancou minha bonequinha
no baú

E por isso é natural que eu esteja sempre bêbada.

Um dia, quando eu tinha dois anos, vi papai beijar a
empregada

E por isso eu sofro de cleptomania.

Quando eu tinha três anos senti amor e ódio por meus irmãos

E é exatamente por isso que espanco todos os meus amantes!

Agora estou tão feliz por ter aprendido essas lições que me foram
ensinadas

De que tudo que faço de errado é culpa de alguém!

Que tenho vontade de gritar: viva Sigmund Freud!”

Achei interessante este poema de um autor desconhecido. Assim que li,  lembrei-me de uma música antiga que dizia mais ou menos assim: “Eu sou rebelde porque o mundo quis assim, as pessoas se fecharam para mim…” Esta é infelizmente uma frase comum. As pessoas dizem: “Bebo, porque papai bebia, sou nervosa porque mamãe era nervosa, esta impaciência é de família…”

Foi assim com Adão e Eva também: Leia em Gênesis capítulo 3, versículos 11 a 13: “O Senhor Deus disse: Quem te revelou que estavas nu? Terias tu porventura comido do fruto da árvore que eu te havia proibido de comer? O homem respondeu: A mulher que pusestes ao meu lado apresentou-me deste fruto, e eu comi. O Senhor Deus disse à mulher: Porque fizeste isso? A serpente enganou-me,– respondeu ela – e eu comi.” Viu? Ninguém assumiu o erro, um jogou para o outro.

Claro que carregamos heranças genéticas, mas precisamos fazer a nossa história, ter a coragem de sermos diferentes e diante dos erros que cometermos, termos a sensatez de reconhecer que erramos e a vontade de recomeçar… Sempre é tempo de recomeçar, de ser melhor, de ser diferente. Ninguém é perfeito, os erros acontecerão…

As pessoas e as situações só fazem comigo aquilo que permito! Nada e ninguém pode determinar  meu comportamento… E não ponha a culpa dos seus erros nas pessoas, nem tão pouco nos fatos. Encare a vida, encare a sua história, encare quem você é e queira ser melhor!

Edson Oliveira
Comunidade Canção Nova

.: Ouça o PodCast “Mais que auto-ajuda, ajuda que vem do ALTO” de Edson Oliveira: www.podcast1.com.br