Fé é obediência a Jesus!

19-09-07-012.jpg

A liturgia nos apresenta duas leituras que mostram, um peixe dá um salto e vê algo que jamais tinha visto. Então começa a saltar na água e decide ser uma ‘criatura livre’, viver fora da água. Ele dá um grande salto e fica no litoral. Depois de um tempo, sente falta da água e morre.

Vejo os homens como este peixe. Deus nos criou para vivermos livres na água e não numa aventura sem Ele. Quando ficamos longe de Deus, sentimos que não temos mais ar… Vivemos, mas somos tristes.

Vemos que São Paulo resume a nossa religião com poucas palavras e de uma forma muito bonita. Existe diferença entre religião e fé. Muitos têm religião, mas não têm fé.

Quando vemos uma casa com imagens pensamos: “esta é uma casa de uma pessoa religiosa”. Vemos frases nos carros dizendo que Deus é fiel; é bonito, mas isso não é fé!

Fé é obediência a Jesus! Se eu tenho uma casa com objetos religiosos e decido fazer aborto, eu tenho uma religião, mas não tenho fé. Se for a missa, mas não for fiel no casamento, não tenho fé.

Jesus não quer somente pessoas religiosas, ele quer pessoas de fé.
Se nós temos igreja de pessoas religiosas e de fé, temos igreja viva. Temos a Igreja de um Deus que está vivo!

19-09-07-015.jpg

Temos que nos perguntar se estamos vivos interiormente. “Estou me esforçando para fazer o que Deus quer na minha vida?”

Ao invés de dizer: “Cristo o que queres de mim?”, criticamos as pessoas, as paróquias, as comunidades… Sempre se acha motivo para criticar. Não seria melhor olharmos para nós e pensarmos: “Estou fazendo a vontade de Deus na minha vida?”
Imagina quantas coisas maravilhosas poderíamos fazer se deixássemos de criticar.

Precisamos de cura física, isso é ótimo, mas não é suficiente para sermos saudáveis. Necessitamos de cura psicológica. Muitas vezes não temos consciência dessa realidade, nem sempre reconhecemos isso. Se não temos essa consciência, Jesus não pode nos curar.

Vamos nos abrir hoje para receber a cura. Jesus é aquele que vai nos curar por dentro e por fora. Ele cuida tanto de nós que sabe se um fio do nosso cabelo cai. Nada acontece sem o consentimento de Deus.

Você não acha que vale mais que os pássaros? Mais que os lírios do campo? Para que tanta dúvida e sofrimento? Deus sabe o motivo da sua tensão. Ele é pai e você, filho.

19-09-07-034.jpg

Jesus está te dizendo, o que disse ao paralítico na piscina de Betsaida: “Queres ser curado?” Ele pergunta de forma específica: “Você quer ser curado, liberto do pecado?”
Ele não age se você não der permissão e falar: “Jesus, eu quero ser curado”.

Ele te pergunta: “Queres que eu te ajude a perdoar?” Jesus faz a mesma pergunta que fez para o cego de Jericó: “O que queres que eu faça na sua vida?”

Não tenha medo de pedir grandes coisas.

Neste momento, muitas preces sobem para o céu… Anjos tomam suas preces em suas mãos e as levam para o céu.

Frei Elias Vella
Exorcista Franciscano da Ilha de Malta
Homilia da Missa ::19/09/2007
Trancrição: Danusa