Gula, luxúria e avareza

10_13_07-072.jpg

O prazer pela bebida, o alcoolismo entra em nós pela boca e está dentro do pecado da gula. E as drogas também estão nessa realidade, a mesma coisa é uma criança tomar uma lata de leite condensado toda de uma vez, não é normal. Seja o que quer que eu esteja consumindo. Quanto mais você come mais entope suas veias, quanto mais você bebe você estraga seu organismo. O diabo mente.
E a pessoa que começa com o álcool, depois passa pra cocaína e assim por diante.

É a lei da “filáucia” que foge da dor e busca o prazer. Consumindo substâncias para procurar a felicidade, mas é preciso entender que a felicidade é da alma e o prazer é do corpo.
A gula, a luxúria e avareza são ditas doenças carnais. É mais fácil disfarçar as doenças espirituais como a vaidade que é mais sutil. Já nas coisas mais rudes é mais fácil identificar a falta de virtude, como a pessoa que come demais, bebe demais, faz sexo demais.
Hoje o sexo é um Deus, para as pessoas hoje não se vive sem sexo, mas isso não tem cabimento. A pessoa que vive o sexo desregrado não tem força pra viver, porque está procurando a felicidade onde ela não se encontra. E o demônio que é o pai da mentira, diz sempre: VAI que não tem nada não e assim vai matando aos poucos. E a luxúria está presente aí, porque a fantasia entra na história.

A doença da avareza é a mais complexa dessas três, porque quando falo de gula e luxúria estamos respondendo a um instinto, mas a avareza não, ela é uma realidade que nos ilude. O prazer está presente nas três doenças, nesse caso é o dinheiro que produz o prazer e entra também a vaidade. E a terceira razão para a avareza é a falta de fé.

Tudo vai passar, o que é palpável, experimentável, é passageiro, só o invisível que fica.
Não podemos ficar com o material. Porque é o materialismo que está levando as pessoas às doenças espirituais mais graves. As igrejas que pregam o material fazem do reino de Deus um mercado da fé e se aproveitam das pessoas, fazendo delas pessoas desiludidas.

Eu não quero pregar contra os evangélicos, eu amo quem ama Jesus. Mas não podemos confundir o materialismo disfarçado de igreja. A nossa felicidade não está no dinheiro, dinheiro é coisa boa, não é pecado, mas NÃO É DEUS.

A gula se combate com um jejum moderado, uma disciplina. Porque a nossa alma que tem que mandar no corpo. Temos que lutar para mudar nossos hábitos, mas não conseguimos vencer se não for pela graça de Deus.

Padre Paulo Ricardo
Aprofundamento sobre A Cura das Doenças Espirituais :: 13/10/2007
Transcrição: Verônica Suênia

Veja também:
.: Filáucia
.: Arquitetura da alma