A Comunidade Libanesa comemora 40 anos de fundação da Eparquia Maronita no Brasil.
A Celebração Eucarística, que contou com a presença do Fundador da Comunidade Canção Nova, Monsenhor Jonas Abib, foi organizada pela Sociedade Maronita de Beneficência de São Paulo, reunindo centenas de fiéis na Catedral Nossa Senhora do Líbano, sede da Diocese Libanesa na capital paulista.
Presidiu a Santa Missa o Cardeal Arcebispo de São Paulo, Dom Odilo Pedro Scherer, os bispos maronitas Dom E. Madi, Dom Y. Bechara e Dom F. El-Bayçari, o representante da Eparquia Greco Melquita, D. Fares Maakaroun e da Igreja Ortodoxa Sírio-Libanesa, D. Damaskinos Mansour.
[Leia a homilia do Cardeal Scherer]
Esteve presente também a Comunidade Islâmica representada pelo Sheik Mohammad El Moughraib e a
Comunidade Druza com seu representante, Haitham El Misri.
A celebração reuniu entidades líbano-brasileiras, presidentes de clubes e partidos políticos libaneses, o Ministro da Justiça do Líbano, sr. Charles Rizk, o cônsul geral da nação libanesa em São Paulo, Joseph Sayyah, o presidente da União cultural libanesa mundial, Elie Hakme e o deputado federal, Ricardo Izar.
Ao final da celebração, Monsenhor Jonas Abib entrega ao Cardeal Scherer as relíquias de São Marun – santo maronita do século IV, chamado por São João Chrysostomo de “boca de ouro”, devido às fervorosas súplicas e orações que ele atribuía a Igreja da Síria. Neste ato ele representou a Comunidade Libanesa, da qual é descendente por parte parte de seu pai, Sr. Sérgio Abib.
[Veja as fotos: www.flickr.com/photos/cancaonovasp]
A Canção Nova, unida às comemorações dos 40 anos da Igreja Maronita no Brasil, realizou cobertura completa da cerimônia, com transmissão AO VIVO pela TV, Rádio e Internet; um marco em sua história de evangelização junto a Igreja do Líbano.
Saiba mais:
.: Maronitas no Brasil