O que é a verdade?

Verdade é: “Qualidade pela qual as coisas se apresentam tais como são; coisa certa; boa-fé; sinceridade; princípio exato; representação fiel; conformidade do que se diz com o que é”.

Pilatos ao interrogar Jesus antes da crucifixão, se embaraça quando Jesus diz: “Todo que é da verdade escuta a minha voz” (Evangelho de São João 18, 37), e pergunta: “O que é a verdade?” Nesta hora Jesus silencia. Nada responde porque está diante de um homem conduzido por um espírito de timidez, de fragilidade, de bajulação e interesses políticos… Pilatos é a imagem da pessoa que vive num mundo de interesses próprios, onde o espírito de mentira predomina; onde não há conformidade daquilo que se diz com o que é, onde as coisas não são como se apresentam.

O mundo carece de homens e mulheres conduzidos pelo Espírito da verdade, ou seja, pessoas que agem como Jesus agiria e não por interesses próprios ou bajulações em vista de “premiações”. É claro que isto cai bem aos nossos políticos, mas se você, como eu, não está diretamente na política, façamos onde estiver a nossa parte. Não lavemos as mãos como Pilatos, não sejamos alheios às realidades da vida. Vamos agir na verdade como Jesus. Vamos acolher um drogado, dialogar com aquele “desviado” da fé, vamos atrás daquele que parou de ir ao grupo… E como a verdade incomoda, prepare-se para possíveis críticas, mas não pare nelas; corrija os erros e aperfeiçoe em Deus o que já é bom.

Aconteça o que acontecer, nunca deixe de ser da verdade!

Ouça o podcast: http://www.podcast1.com.br/canal.php?codigo_canal=1941

Edson Oliveira
Comunidade Canção Nova