Quaresma - encontro com Deus e com o irmão!

Campanha_da_fraternidade_2015A quaresma é lembrada apenas por ser um tempo de penitência e privações, mas ela vai muito, além disso. É tempo de revisão de vida, arrumar a casa física e interior. Pôr em ordem os sentimentos e jogar fora aquilo que não nos constrói.

A Igreja nos apresenta o jejum, a penitência e a confissão como vias seguras para esta organização interior. O jejum e a penitência são formas de oração do corpo. A confissão é sacramento que nos permite assumir os nossos pecados e erros contra Deus e contra os irmãos e recebermos do Senhor a absolvição.

Enquanto Igreja do Brasil, vivemos a Campanha da Fraternidade, que já está em sua 52ª edição. A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) abriu oficialmente a Campanha da Fraternidade (CF) deste ano em cerimônia solene, na manhã desta quarta-feira, 18, na sede da instituição em Brasília. O tema da campanha deste ano é “Fraternidade: Igreja e sociedade” e o lema, “Eu vim para servir” (cf. Mc 10,45). Segundo o Papa Francisco, quando Jesus nos diz «Eu vim para servir» (cf. Mc 10, 45), nos ensina aquilo que resume a identidade do cristão: amar servindo.

Na Canção Nova durante a Quaresma, vivemos o Retiro Popular. Um meio de não perdermos a espiritualidade própria deste tempo, mesmo na correria do dia a dia. Dom Alberto nos apresenta um roteiro de vivência quaresmal, com propostas diárias de leitura orante da Palavra de Deus, textos dos santos, leituras espirituais, roteiros de práticas de piedade, como a Via-Sacra e o Rosário, indicações para a participação litúrgica na vida da Igreja, tudo encaminhado para a Vigília Pascal, quando estaremos unidos, renovando nossos compromissos de batizados.

“Aproxima-se a Quaresma, tempo de preparação para a Páscoa: tempo de penitência, oração e caridade, tempo de renovar nossas vidas, identificando-nos com Jesus através da sua entrega generosa aos irmãos, sobretudo aos mais necessitados”.

Veja mensagem na íntegra, escrita pelo Papa Francisco.http://goo.gl/WoBdKe