São José, mestre de oração e coragem

O ano dedicado a São José é uma oportunidade para crescer em virtudes como trabalho, coragem e fé

De São José, a Bíblia não cita nenhuma frase. O Evangelista Mateus o define como um “homem justo”. A Sagrada Escritura cita alguns episódios relacionados a José que assumiu a missão de ser esposo de Maria e pai adotivo de Jesus.
Neste ano, toda a Igreja é convidada a viver o Ano de São José. A celebração nasce do coração do Papa Francisco em comemoração aos 150 anos da proclamação de São José como guardião universal da Igreja, pelo Papa Pio IX. Neste ano, fomos presenteados com a Carta Apostólica Patris Corde “Coração de Pai”.
Graças ao testemunho de inúmeros devotos de São José ao longo dos anos, é possível reconhecer no Pai adotivo de Jesus diversas virtudes como fortaleza, justiça, fé, oração, pureza e discernimento espiritual. Escolhido por Deus para ser esposo de Maria Virgem, José precisou viver a pureza e cuidar para que a Mãe de Deus se mantivesse separada por Deus. Santa Teresa d’Ávila orienta: “quem não encontrar mestre que lhe ensine oração, tome a este glorioso Santo por mestre e não errará no caminho”
Em uma época em que as pessoas têm dificuldade para tomar decisões acertas, José pode ser uma inspiração de discernimento espiritual. Ouvir a Deus e estar atento aos sinais do Senhor era algo constante na vida de São José. Frequentemente, entendia os planos de Deus através dos sonhos. “O sonho é um lugar privilegiado para buscar a verdade, porque ali não nos defendemos da verdade. Deus fala também nos sonhos. Nem sempre, porque normalmente é o nosso inconsciente que vem, mas Deus muitas vezes escolheu falar nos sonhos. E o fez muitas vezes, na Bíblia. Mas José era o homem dos sonhos, mas não era um sonhador! Não tinha fantasias. Um sonhador é outra coisa: é aquele que está no ar e não tem os pés no chão. José tinha os pés no chão. São José tinha os pés no chão, mas era aberto”, afirma o Papa Francisco.
Peçamos a intercessão de São José com esta oração ensinada pelo Papa Francisco que está na carta Com Coração de Pai:
Salve, guardião do Redentor
e esposo da Virgem Maria!
A vós, Deus confiou o seu Filho;
em vós, Maria depositou a sua confiança;
convosco, Cristo tornou-Se homem.
Ó Bem-aventurado José, mostrai-vos pai também para nós
e guiai-nos no caminho da vida.
Alcançai-nos graça, misericórdia e coragem,
e defendei-nos de todo o mal. Amém.