São Paulo comemora o Centenário de sua Arquidiocese

1estadio.jpg

Neste domingo, 08, a Igreja celebrou o Centenário da Arquidiocese de São Paulo, com o tema: “Arquidiocese de São Paulo, 1908-2008: 100 anos a serviço do Evangelho” e o lema: “Deus habita esta cidade”.

O evento realizado no Estádio do Pacaembú marcou as festividades dos 1oo anos da arquidiocese. Com alegria, música e manifestações do povo de Deus, a cidade homenageou a Arquidiocese sob o canto do hino do Centenário e brados de louvor.

A celebração reuniu grandes nomes da música católica, como padre Zezinho, padre Antônio Maria e Ir. Míria Kolling. O Ministério de Música Mensagem Brasil e padre Juarez de Castro prestigiaram as comemorações, iniciando a festa do jubileu dos 100 anos com apresentação de suas principais canções.

1peantoniomaria.jpg

A celebração Eucarística foi presidida pelo Núncio Apostólico do Brasil, Dom Lorenzo Baldisseri, representante do papa Bento XVI. A cerimônia contou também com a presença do Cardeal Arcebispo Dom Odilo Pedro Scherer e Dom Raimundo Damasceno Assis, arcebispo de Aparecida e presidente do Conselho Episcopal Latino Americano (CELAM).

.: Veja FOTOS das comemorações:
www.flickr.com/photos/cancaonovasp :.

Outras presenças uniram-se ao coro dos leigos, religiosos e religiosas, fiéis de todas as partes do Estado de São Paulo na grande celebração do centenário, como o cardeal primaz do Brasil, Dom Geraldo Majela e Dom Dimas Lara Barbosa, secretário geral da CNBB, além de bispos das várias regiões episcopais e padres das diversas comunidades que formam a Arquidiocese de São Paulo.

A celebração teve a participação de aproximadamente 25 mil pessoas, do centro e das periferias de São Paulo, pastorais, movimentos, associações, comunidades eclesiais, escolas, colégios e instituições de educação ligadas à Igreja.

1cardeal.jpg

Durante a celebração, Dom Odilo relembrou a história da Arquidiocese, os arcebispos e cardeais que conduziram o povo de Deus ao longo dos anos da Igreja de São Paulo. Recordou também leigos e religiosos, missionários e pastores que desenvolveram importantes trabalhos de atendimento aos pobres e enfermos, em instituições de caridade e promoção da dignidade humana e justiça social. Agradeceu aos migrantes que enriqueceram a cidade de São Paulo formando inúmeras instituições eclesiais e pastorais da Arquidiocese e formando o patrimônio de fé da cidade.

O Cardeal despertou os milhares de fiéis para a importância da Evangelização: “O evangelho precisa ser comunicado às novas gerações com o entusiasmo e a alegria de missionários e missionárias a serviço de Jesus Cristo, para que os desígnios de Deus aconteçam a respeito desta cidade. A Igreja quer marcar a sua presença no meio de todas as pessoas que sofrem e que são excluídas, sendo solidária com os pobres”.

1carreata.jpg

Ao final da Celebração uma carreata saiu do Estádio do Pacaembú seguindo a imagem de São Paulo que foi levada por um carro de bombeiros, percorrendo as ruas da cidade em direção a Catedral da Sé, onde foi intronizada. As comemorações chegaram ao fim com a benção do Santo Padroeiro, São Paulo, aos fiéis que acompanharam o cortejo até a igreja.

1saopaulo.jpg

Veja ainda:

.: Centenário da Arquidiocese de São Paulo é comemorado com Concerto de Música Sacra

.: Homilia da Missa e Mensagem do Papa Bento XVI :: noticias.cancaonova.com