Hoje comemoramos o dia internacional da Mulher, um momento de celebrar a existência feminina.
Como uma rosa, ou uma outra flor, traz beleza ao jardim, assim são as mulheres no jardim desse mundo e na vida dos homens. As mulheres deixam o mundo muito mais belo e dão ao homem, maior sentido para sua vida.
“Deus criou o homem à sua imagem; criou-o à imagem de Deus, criou o homem e a mulher”. (Gn 1,27)
Viu que não era bom o homem estar só…
“Não é bom que o homem esteja só; vou dar-lhe uma ajuda que lhe seja adequada.” ( Gn 2,17)
Deus pensou na mulher como um auxílio oportuno; sua essência e missão estão em completar o homem, fecundando-o para que ele seja realizado nos desígnios de Deus. Só, ou seja, sem a presença feminina, o homem não atinge o êxito no desígnio de Deus.
Sem a mulher, o homem não teria aonde ir, estaria vulnerável e sem sentido, por essa razão Deus viu que não era bom o homem estar sozinho, e fez alguém que lhe seria uma “parceira” na vida. A Mulher foi criada para dar sentido a vida do homem; sem ela, ele não encontra o seu sentido.
A mulher sempre fará a diferença na vida de um homem, independente do seu estado de vida, seja ele sacerdote, celibatário, solteiro e ainda mais se for casado,
Posso testemunhar em minha vida, dentro da Comunidade Canção Nova, onde vivemos o princípio do masculino e feminino vivendo juntos em sadia convivência. Faço a experiência de ser fecundado pelas minhas irmãs, em seu modo de se relacionar, na postura de mulher de Deus, nas partilhas, na convivência do nosso dia a dia… Elas têm um papel fundamental em minha consagração, vocação, enfim, em minha vida. Tenho sido agraciado com a essência feminina presente em minha vida. Elas fazem com que eu seja ‘mais homem’, e homem de Deus, conforme o ato criador.
As mulheres têm a graça própria de ter nascido mulher e ter em Nossa Senhora o exemplo a seguir. Maria foi uma mulher de fé, guerreira e obediente a Deus, viveu todas as coisas segundo os desígnios do Senhor. Ela foi mulher-esposa, que unindo-se a São José, fez acontecer a presença de família para Jesus Menino, tornando-se assim, uma mulher-mãe, que educou seu filho e também Filho de Deus. Mulher-celibatária, que viveu a castidade plena, mostrando assim a sua entrega total ao Senhor em uma atitude de servidão ao Deus criador (Lc 1,38). Não há ninguém melhor do que a Virgem Maria, para as mulheres do tempo atual se espelharem, independente do seu estado de vida ou de sua vocação. Nossa Senhora é o melhor e maior exemplo feminino.
Que vocês mulheres, vejam na Santíssima Virgem o modelo a ser seguido durante toda a sua vida e nunca percam o sentido real da sua existência e missão. Dê sentido a vida do homem, conforme a vontade de Deus em seu ato criador.
Deus abençoe a cada uma, e a todas vocês, um feliz dia internacional das Mulheres!
Paulo Cesar
Missionário da Comunidade Canção Nova
São Paulo/SP