“Necessário vos é, nascer de novo!” ( Jo 3,7b)
Canção Nova participa da Vigília de Pentecostes nesse sábado (19/05), além de outras Novas Comunidades e Movimentos da RCC ( Renovação Carismática Católica) da Arquidiocese de São Paulo.
A Vigília acontece na Catedral da Sé, a programação inicia às 18h com a santa missa presidida por Dom Odilo, apresentação dos Dons do Espírito Santo, pregação e Adoração ao Santíssimo Sacramento.
A Festa de Pentecostes é celebrada pela Igreja 50 dias após a Páscoa.
No Ano do Laicato no Brasil os leigos e leigas de todos os Movimentos e Comunidades são motivados pelo Papa Francisco serem “Cristãos leigos e leigas, sujeitos na ‘Igreja em saída’, a serviço do Reino” sendo “Sal da terra e luz do mundo”.
Em São Paulo nesse tempo onde a Igreja vive o sínodo arquidiocesano a Vigília de Pentecostes será uma oportunidade da comunidade eclesial renovar o seu ardor missionário e viver uma nova experiência com Dons e os Frutos do Espírito Santo.
Nas palavras do Cardeal no ”Encontro com Pastor” do Jornal O São Paulo Dom Odilo Scherer fala sobre a invocação do Espírito Santo durando o sínodo arquidiocesano em São Paulo.
Divino Espírito, ajudai-nos!
“Na oração pelo sínodo arquidiocesano, invocamos o Espírito Santo como “alma da Igreja” e como Aquele que “renova a face da terra” e também pode renovar em nós “a fé, a esperança e a caridade”. Pedimos que, atenta ao Espírito Santo, a Igreja em São Paulo seja sempre fiel a Jesus Cristo e à missão que recebeu na Metrópole paulistana.
Entendamos bem a expressão “alma da Igreja”. O Espírito Santo é Deus que “anima”, dá vida e dinamismo à Igreja, “corpo de Cristo”. Aquilo que a alma é para o nosso corpo, o Espírito Santo é para a Igreja e para o mundo. Sem a ação “suave e forte” do Espírito Santo, a Igreja seria como um corpo sem vida e sem dinamismo. Na Sequência de Pentecostes, expressamos bem isso, quando rezamos: “sem a vossa luz, nada o homem pode, nada existe nele de bom”.
Por isso, na oração pelo sínodo arquidiocesano, continuamos a pedir que o Espírito Santo renove em nós as virtudes teologais da fé, esperança e caridade, cuja prática nos qualifica como verdadeiros cristãos, filhos e filhas de Deus e discípulos de Cristo. A primeira finalidade do sínodo é a renovação e revitalização da nossa condição de cristãos, da qualidade de nossa vida cristã. Sem a ajuda do Espírito Santo, no dizer de São Paulo, continuaremos a viver como “homens velhos”, que não se renovaram interiormente. Ou, no dizer de São João, continuamos nas trevas da morte e a produzir obras de morte.”
Programação da Vigília
17h30 – Abertura – Acolhimento
18h00 – Santa Missa – Cardeal Dom Odilo Scherer
20h00 – Louvor –
20h30– Entrada dos Sete Dons, / Dança do fogo
20h45 – Pregação – Paulo Cesar – Com. Canção Nova – Tema: “Necessário vos é, nascer de novo!”
21h30 – Adoração –
21h55 – Benção
22h00 – Encerramento