Alimentação durante a gravidez
Qual a importância, tanto para a mãe quanto para o bebê, de uma alimentação de qualidade?O que consumir para que todas as necessidades alimentares sejam atendidas? Quais são as quantidades adequadas? Quais alimentos devem ser evitados?
A alimentação durante a gestação deve ser equilibrada porque garante à mulher o consumo de grande variedade de alimentos em quantidades adequadas, permitindo que o ganho de peso nesta fase ocorra dentro do esperado.
A gestante não deve nem pensar em perder peso por estar insatisfeita com os quilinhos a mais, já que as deficiências nutricionais podem interferir na formação e no crescimento do bebê. Todas as vitaminas são importantes no período em que o feto está em desenvolvimento. O ácido fólico, o ferro e o cálcio, por exemplo, são elementos fundamentais para que a gravidez ocorra normalmente.
Alguns cuidados deverão ser tomados quanto ao abuso da ingestão de alimentos calóricos, para que não tenha dificuldade em voltar ao peso de antes de engravidar e para que o bebê, no ganho de peso inadequado da mãe durante a gestação, não venha a apresentar peso elevado ao nascer e risco de possíveis complicações médicas no futuro.
Por isso futura mamãe, segue algumas dicas quanto sua alimentação:
- Como proteínas: leite, ovos, queijos, carnes magras, peixe, frango, fígado, verduras e legumes pois os músculos e osso do bebê necessitam de proteínas;
- Como para dois e não por dois: Não dobre a quantidade do que come. Melhore a qualidade;
- Não tome café: Estimula o sistema nervoso central;
- Coma peixe: principalmente os ricos em ômega 3;
- Não pule refeições: facilitará a digestão e ajudará no regulamento do seu intestino, aproveitando melhor os nutrientes;
- Prefira alimentos grelhados e assados: evite frituras ou carnes cruas. Risco se intoxicação;
- Fuja do sal: provoca retenção de líquidos;
- Consuma cálcio: necessário para formação de osso e dentes do bebê;
- Atente-se ao açúcar: mantenha o equilíbrio, pois as guloseimas são ricas em gordura;
- Beba água e nenhuma gota de álcool: a água coloca o intestino para funcionar, melhora a circulação.
Cuide-se e estará cuidando de seu bebê.