A vaidade nas meninas está começando cada vez mais cedo.
“Minha filha de 05 anos é vaidosa. Gosta de pintar as unhas, usar batom, combinar roupas…Agora quer um spa – festa de aniversários.“
O mercado hoje, oferece novos lançamentos de esmaltes e maquiagens para meninas e com isso os espaços para comemoração do aniversário com bolos, doces e brigadeiros cede lugar aos cortes de cabelo, penteados e manicure para comemorar o aniversário.
Tornou-se cada dia mais comum, mas não saudável às crianças.
Quando a vaidade torna-se um valor em si, acontece um empobrecimento dos interesses e do imaginário. Produzir-se exige um tempo. Tempo este, em que a criança tira de outras atividades próprias da sua idade idade : horas de jogos e brincadeiras e interação com outras crianças.
O investimento na produção está ligada a contextos profissionais e ao jogo de sedução, coisas que não fazem sentido na infância.
Por isso, estabeleça limites. Se achar um pedido inadequado para a idade, recuse e explique o motivo, por exemplo, que poderá usar salto e maquiagem quando crescer, ou que ela fará um penteado no cabeleireiro se tiver uma festinha. O principal é elogiar o que ela tem ou faz de belo além de se produzir.