Será que é endometriose?

O corpo da mulher fala: endometriose atenção aos sintomas.

Hoje, essa é uma das dúvidas mais  frequentes em mulheres que sofrem com cólicas intensas mas que não tem coragem de procurar ajuda.

Por isso é necessário conhecer um pouco mais sobre a doença.

O endométrio é uma mucosa que reveste a parede interna do útero, sensível às alterações do ciclo menstrual, e onde o óvulo depois de fertilizado se implanta. Se não houve fecundação, boa parte do endométrio é eliminada durante a menstruação. O que sobra volta a crescer e o processo todo se repete a cada ciclo.

Endometriose é uma afecção inflamatória provocada por células do endométrio que, em vez de serem expelidas, migram no sentido oposto e caem nos ovários ou na cavidade abdominal, onde voltam a multiplicar-se e a sangrar.

O sintomas da Endometriose são:

* Dismenorreia – cólica menstrual que, com a evolução da doença, aumenta de intensidade e pode incapacitar as mulheres de exercerem suas atividades habituais;

* Dispareunia – dor durante as relações sexuais;

* Dor e sangramento intestinais e urinários durante a menstruação;

* Infertilidade.

Diante da suspeita de endometriose, o exame ginecológico clínico é o primeiro passo para o diagnóstico, que pode ser confirmado pelos exames laboratoriais e de imagem.

É uma doença crônica que regride espontaneamente com a menopausa, em razão da queda na produção dos hormônios femininos e tem tratamento.

Recomendações:

* Não acredite que a cólica menstrual intensa é um sintoma natural na vida da mulher. Procure o ginecologista e descreva o que sente para ele orientar o tratamento;

* Faça os exames necessários para o diagnóstico da endometriose, uma doença crônica que acomete mulheres na fase reprodutiva e interfere na qualidade de vida;

* Inicie o tratamento adequado ao seu caso tão logo tenha sido feito o diagnóstico da doença;

* Saiba que a endometriose está entre as causas possíveis da dificuldade para engravidar, mas a fertilidade pode ser restabelecida com tratamento adequado.

Fonte: http://drauziovarella.com.br/mulher-2/endometriose/

Comments

comments