Entenda o que é a hipertensão gestacional, os motivos que caracterizam a doença e saiba o que você deve fazer para se prevenir.
1. O que é a hipertensão na gravidez?
A hipertensão na gravidez é o aumento da pressão sanguínea diagnosticado durante a gestação em mulheres que nunca haviam antes demonstrado o problema é classificado como doença hipertensiva específica da gestação (DHEG). Esse é um dos distúrbios mais comuns em grávidas e se apresenta de duas formas: como pré-eclâmpsia e eclâmpsia.
A pré-eclâmpsia é o aumento da pressão arterial acompanhada da eliminação de proteína pela urina. Normalmente, essa complicação começa depois da 20ª semana de gravidez. Quando não tratada adequadamente, pode culminar na própria eclâmpsia, a reta final da doença. Ela se caracteriza pela pressão muito elevada escoltada de outros sintomas mais graves, como convulsões e inchaços. Nesse estágio da DHEG, a vida da mãe e do bebê entra em risco.
As causas da hipertensão na gravidez é resultado, entre outras coisas, da má adaptação do organismo materno a sua nova condição. Outros motivos são a alimentação desequilibrada, com o excesso de sal, e o sedentarismo.
Para controlar a doença é preciso estar sendo acompanhada por um médico(a), ficar de olho na alimentação e no ganho de peso e caso ainda não forem suficientes, poderá ser empregado remédios hipertensos.
Para as mulheres que apresentam o quadro de hipertensão antes de engravidarem, deverão redobrar os cuidados para que não haja a incidência de eclampsia e risco da perda do bebê.
Por isso vale lembrar, que é fundamental o tratamento e o acompanhamento de seu médico.
A vida é um dom e não cuidar dela é um pecado.
Cuide-se