Um componente importante do ensinamento do Método de Ovulação Billings™ é a restauração para a saúde reprodutiva e fertilidade após o uso da pílula contraceptiva.
Entender a ação da pílula contraceptiva sobre o sistema reprodutivo da mulher na sua prevenção de nascimentos facilita a avaliação da informação que a mulher registra, notadamente pelo estudo do seu padrão de muco.O registro mostrará quais as possibilidades para ela conceber, com o passar do tempo e quando os sinais de sua fertilidade e saúde retornam.
Progestogênios sintéticos têm sido relatados na interferência com o mecanismo ovulatório. O efeito do levonogestrel, incorporado nos DIUs, tem sido e foi encontrada alteração do desenvolvimento do folículo e sua ruptura, resultando em cistos foliculares e folículos luteinizados sem ruptura, também alteração das propriedades químicas e fisicas do muco cervical e alteração do endométrio.
Em uma mulher que decide interromper o uso do anticoncepcional para iniciar o Método de Ovulação Billings™, podem ser vistos no seu gráfico:
- Após o Ápice, pode haver uma fase lútea curta, que indica ovulação imperfeita e formação de corpo lúteo pobre.
- Ausência ou desarranjo do padrão do muco fértil típico em mudança, indicando uma ovulação inadequada ou uma produção inadequada de muco ou ambos.
- Um padrão de muco sem mudança(PBI), mesmo na presença de uma ovulação determinada por indicador hormonal.
- Um sangramento menstrual pobre após uma ovulação.
- Um sangramento pré-ovulatório irregular ou mancha de sangue, na fase lútea.
Gradativamente, após um tempo variável(meses ou anos), após a suspensão da pílula, os sinais da recuperação podem ser vistos à medida que a fertilidade da mulher retorna. A recuperação às vezes é incompleta, e a concepção se esquiva do casal.
Por isso o simples fato de a mulher manter um registro diário próprio, a leva a ser observadora e reconhecer o que é normal e o que necessita de cuidado.
Fonte: Livro Ensinando o método da ovulação Billings.