O sistema reprodutor de uma menina jovem torna-se maduro gradativamente, em um ou dois anos. Antes de iniciar a ovulação, a atividade estrogênica causa crescimento periódico e descamação do endométrio com sangramento e também produz muco cervical, do qual a jovem se torna consciente na vulva.
Eventualmente há tentativa de ovulação, que no início está imatura.O LH, que é o último hormônio hipofisário a amadurecer, não é ainda suficiente para produzir uma ovulação madura com o corpo lúteo adequado e níveis de progesterona e estrogênio satisfatórios. Assim o sangramento segue em menos de 11 dias. A jovem está infértil.
O processo de maturação procede lentamente. Finalmente a onda maciça de LH será adequada. A ovulação e a formação do corpo lúteo serão normais com a produção adequada de estrogênio e progesterona. O intervalo entre a ovulação e a menstruação será agora de 11 a 16 dias e a jovem está fértil.
Fonte:Ensinando o Método de Ovulação Billings – Parte 2. Variações do Ciclo e a Saúde Reprodutiva. Evelyn L. Billins/John J. Billings