Quando há distúrbio no mecanismo da ovulação, os níveis hormonais anormais poderão ser refletidos pelas observações do sintoma Ápice do muco, o qual parecerá diferente, não habitual ou duvidoso. Nestas circunstâncias, se ela quiser evitar concepção, o padrão de muco duvidoso deve ser considerado como mudança do PB de I e ela deve aplicar as regras dos primeiros dias “esperar pra ver 1,2,3”. As regras dos primeiros dias devem ser mantidas e aplicadas a quaisquer mudanças, incluindo qualquer sangramento que segue.
Ocasionalmente uma tentativa de ovulação ocorre com falha do desprendimento do óvulo do folículo não rompido, que todavia sofre luteinização e produz estrogênio e progesterona em níveis variáveis, porém inadequados, levando a fase lútea deficiente.O ápice nestas circunstâncias geralmente está ausente ou patentemente anormal.O sangramento pode seguir dentro de número variável de dias ou não ocorrer até depois do reconhecimento de àpice verdadeiro tempos depois.
Na ocorrência de ovulação imatura com elevação parcial ou inadequada da progesterona, pode haver uma elevação da temperatura basal corporal. Esse aumento de temperatura não indica que tem havido uma ovulação. Os hormônios são inadequados para tal.
Estresse é causa comum da interferência com a ovulação. A melhor maneira de lidar com esta circunstâncias é prestar bem atenção no ápice e aplicar as regras dos primeiros dias quando o ápice seja anormal.
Fonte:Ensinando o Método de Ovulação Billings – Parte 2. Variações do Ciclo e a Saúde Reprodutiva. Evelyn L. Billins/John J. Billings