Frades se reúnem na Terra Santa para o Capítulo das Esteiras

A vida franciscana continua viva e contagiante em todos os continentes. O III Capítulo internacional das esteiras dos jovens frades menores reunidos na Terra Santa, demonstra essa realidade.

O belo amanhacer na cidade de Nazaré recebeu o colorado marrom do hábito franciscano, vestido por 200 frades vindos de diferentes povos e línguas.

Em 1219 São Francisco convocou os frades para um encontro fraterno. Uma multidão de 5 mil homens alojou-se em coberturas feitas de caniços e esteiras, daí nasceu o nome “Capítolo das Esteiras”.

Ao redor do sucessor de São Francisco, Pe. José Rodríguez Carballo, OFM, ministro geral da Ordem dos Frades Menores, os jovens Frades se reuném para viver uma semana de Capítulo Espiritual.

Neste período ( de 1 a 8 de julho ), os religiosos presentes estarão aprofundando-se no conhecimento da Ordem e da Terra Santa, conhecida entre eles como a “pérola de suas missões”.

São Francisco tinha uma doce veneração pelos mistérios da vida terrena de Jesus; por isso, considerava a Terra Santa como um lugar sagrado por excelência, lugar de encontro entre Deus e os homens e dos homens entre eles mesmos, afirmou um comunicado da Ordem.

Ao redor da Gruta da Anunciação, os frades se reuniram na manhã de Domingo para celebrar a Santa Missa, à tarde visitaram as redondezas do lugar onde o Verbo se fez carne e habitou entre nós.

FOTOS: Missa presidida pelo sucessor de Francisco na Casa de Maria em Nazaré

Leandro César

Canção Nova – Terra Santa