Dunga fala de sua experiência na Terra Santa

Dunga, missionário da Comunidade Canção Nova, durante esta semana esteve com um grupo de peregrinos brasileiros na Terra Santa, lugar onde nasceu, morreu e Ressuscitou Jesus Cristo, ele mesmo nos conta como foi sua experiência.

Dunga, como foi para você peregrinar mais uma vez na Terra Santa?

Essa é a sétima vez que venho aqui, cada vez é como se fosse a primeira vez. Esse grupo teve uma particularidade muito importante: as missas e o momento do Cenáculo foi realmente muito acima da expectativa que eu criei para esta sétima vinda. O grupo respondeu de uma maneira muito diferente; eu vejo que também nós estamos aprendendo a desempenhar esta função de guia espiritual, como estamos conhecendo melhor os detalhes de cada lugar  nós podemos levar as pessoas a experimentar o toque de Deus na sua própria vida, fazendo uma referência as particulariedades do ambiente. Quando chegamos na Piscina de Betesda, ali quando Jesus curou aquele paralítico que a tempos estava ali e que ninguém o colocava na água esta se movimentava, isso leva as pessoas, por exemplo, a ver o que esta paralisado dentro de nós em um relacionamento, sonho, plano, desejo; nós pedimos que Jesus naquele momento cure aquela paralisia, aquelo que estava atrofiado. Essas são coisas muito concretas de exemplo que nós podemos dar. Esta peregrinação foi muito especial para mim, realmente foi lindo, estou esperando a oitava vez que será em outubro onde faremos dois grupos. Então, cada peregrinação além de como se fosse a primeira ela não supera a anterior.

Quais os frutos você tem colhido, em sua vida, fazendo a experiência dos lugares santos?

Na minha própria vida eu vejo que é um momento de conversão profunda, cada vez que eu venho aqui me torno uma pessoa melhor: melhor pai, melhor marido, melhor irmão de comunidade, melhor missionário; porque as curas das marcas dos traumas, as curas interiores que se sucedem em nosso coração, quando você vai por exemplo ao Monte Tabor, a casa de Lázaro, em Nazaré na casa onde aconteceu a Anunciação, quando você navega de barco no Mar da Galiléia, estas coisas vão trazendo algo muito particular dentro do coração da gente, então a cura interior, a amorização, a reconciliação interior ela é muito forte então, com isso eu me converto mais a cada vez que eu venho aqui e sei que todas as vezes que eu vou à Palavra, recorro a ela em um estudo, ou vou preparar uma pregação, aquelas palavras voltam aos nossos olhos e realmente é uma coisa fantástica.

Dunga para você, por que alguém deveria vir a Terra Santa?

Todo mundo sonha com alguma coisa, tem gente que sonha em trocar o carro, tem gente que sonha em comprar uma casa, fazer uma viagem, tem gente que sonha várias coisas materiais e porque não em fazer uma peregrinação a Terra Santa. Eu vejo que as pessoas deveriam sonhar, é um tipo de sonho e um pedido que agrada a Deus. Você imagina, se Deus nos dá coisas que nos agrada para o nosso bem, imagina quando você pede algo que além de fazer bem para nós, agrada o coração dele. Então a Canção Nova, a Obra de Maria, tem trabalhado para brotar esse sonho no coração das pessoas. Muitos nem imaginavam isso. Por exemplo: algumas pessoas que vieram conosco, durante anos, décadas, nunca imaginaram peregrinar na Terra Santa. De repente vendo a Canção Nova, elas começaram a imaginar, pensar, sonhar, a desejar e aos poucos perceberam que era possível e chegando aqui, tiveram um encontro tão pessoal, tão forte com Deus, que provavelmente em nenhum encontro, aprofundamento, experiência de louvor no Brasil daria o mesmo efeito.  E a pessoa viu que era possível e ela sonhou, pediu e Deus concedeu. Então eu vejo que é possível, é bacana, as pessoas precisam vir mesmo e eu espero que o trabalho da Canção Nova, da Obra de Maria continue a colocar esse sonho no coração das pessoas e que cada vez mais pessoas venham experimentar, não somente o conhecimento da Terra Santa, mas principalmente ter uma experiência com o Santo dessa Terra que é Jesus Cristo. É o que estamos trabalhando a cada dia na Canção Nova para que as pessoas se convençam disso e venham para cá.

E estamos trabalhando mesmo, como Dunga disse seu sonho pode-se  realizar. Entre em contato com a Obra de Maria pelo e-mail: atendimento@obrademaria.com

Leandro César

Canção Nova – Terra Santa