Pe Jonas e peregrinos em Jerusalém, uma experiência de Deus

Em quem acreditar quando tudo parece que está se desfazendo, quando a esperança parece que não mais existe; mudando a pergunta podemos dizer. O que fazer quando tudo em que mais acredito se desmorona? A resposta está no ensinamento e na experiência que Pedro viveu no Gali Cantu, o local onde ele negou Jesus três vezes. Hoje Pe Jonas e os 250 peregrinos que o acompanham puderam tocar no solo onde o primeiro da Igreja se sentiu o último dos homens.

A peregrinação que se iniciou nesta terça-feira, chega ao seu penúltimo dia. Os 250 peregrinos juntamente com Pe Jonas e Eliana Ribeiro caminham no percurso vivido por Jesus da Galiléia a Jerusalém.

Hoje na cidade santa, o dia foi intenso: visita a casa de Marta, Maria e Lázaro em Betânia. Á tarde a Basílica da Dormição, ao Cenáculo e a Igreja do Gali Cantu.

Jesus havia sido abandonado por todos os apóstolos após a última ceia. Judas Iscariotes o negou, os Sumo Sacerdotes com seus guardas o prenderam e o levaram para ser julgado. Pedro o seguiu, mas ali o negou.

Monsenhor Jonas neste local santo, fala sobre a experiência de Pedro neste ambiente:

“Aqui Pedro sofreu uma tremenda decepção por ter negado Jesus. Pedro era apaixonado por Jesus, por isso foi muito duro para ele tê-lo negado, mas ele também era uma pessoa humana. Ele se deixou levar por suas emoções, tocou em sua fraqueza. Na terceira vez, Pedro se recordou de tudo o que Jesus havia dito.

Jesus então olha para Pedro. Ele, Pedro, como cada um de nós precisava daquele olhar. O olhar de Jesus não foi de acusação, mas de misericórdia. Então Pedro se retira e chora amargamente. Veja essa é sua realidade e será sempre. Você continuará sendo um ser humano. O olhar de Jesus é de misericórdia e perdão. Ele não condena. Foi o amor de Jesus através do olhar que levou Pedro a se arrepender.”

O dia se encerrou no Cenáculo, após esse momento de cura e de encontro com o olhar de Jesus, a experiência agora é a do Cenáculo, lugar onde Jesus entregou seu corpo e seu sangue à sua Igreja, lugar onde aconteceu o derramento do Espírito Santo sobre os apóstolos.

A Terra Santa proporciona momentos inesquecíveis, de fato, a eficácia dos Santuários é sempre presente, porque o Santo da Terra deixou nela os seus rastros.

Leandro César

Canção Nova

Jerusalém, 26 de Outubro de 2007