A Custódia da Terra Santa está fechando a partir do dia 12 de novembro o acesso a Gruta da Anunciação, local onde o anjo Gabriel anunciou à Virgem Maria que ela seria a mãe do Salvador. O fechamento será feito até o dia 25 de março de 2008. Este tempo será necessário para trabalhar na conservação do lugar santo.
Pe Ricardo Bustos OFM, guardião da Basílica da Anunciação, fala sobre os motivos desta intervenção:
“Não foi algo improvisado esta decisão. O trabalho de conservação e de restauro já estava previsto há alguns anos, somente que era necessário encontrar o momento, a ocasião, a oportunidade e também as pessoas certas para fazê-lo. Naturalmente o primeiro objetivo em que se propõe a Custódia é aquele de conservação dos lugares santos, isto significa que particularmente refererindo-se a gruta, suas condições não eram as melhores. Aos poucos a gruta começava a se desmoronar, as rochas da gruta estão muito vulnerávies e por isso precisava de uma intervenção urgente.
Antes de intervir é necessário conhecer suas condições exatas, por isso estabelecemos esta primeira fase de intervenção. Foram colocados aparelhos especiais dentro da gruta para saber suas reais condições de umidade e de resistência diante do grande fluxo de pessoas que a visitam”.
Como será a visita dos peregrinos nesse tempo?
“A intervenção na gruta não irá intererir de forma alguma na visita dos peregrinos ao Santuário.Isto é um importante aspecto que de ve ser sublinhado; muitas pessoas se precipitaram pensando que será fechada a inteira Basílica inferior, coisa que não é real. O que será feito é uma intervenção somente na Gruta, ou seja ela será vista normalmente, mas seu interior não será possível. A partir do dia 12 de novembro até as proximidades da festa do Santuário, dia 25 de março, somente o ingresso à gruta será proibido o que não impede a visita ao lugar santo”. Afirmou Pe Ricardo.