Na Terra Santa Pe José Augusto fala sobre o Pão da Vida na sinagoga onde Jesus pregava

Na Terra Santa estamos em tempo forte de peregrinação, ou seja, muitos brasileiros estão aqui para fazer uma experiência pessoal com Jesus, através dos lugares por onde ele viveu. Estamos fazendo a cobertura de cada grupo através deste blog e dos vídeos que estão sendo transmitidos pela Tv Canção Nova. Hoje trago para você a pregação feita por Pe José Agusto em Cafarnaum, a cidade de Jesus. A experiência vivida por cada pessoa e por cada grupo, é apenas uma gota diante de toda a riqueza presente nos lugares santos.

“Cafarnaum no tempo de Jesus era uma cidade costeira, uma cidade marítima e foi justamente aqui que Jesus escolheu para passar o maior tempo do seu ministério. Ele começou a pregar quando tinha trinta anos de idade; saindo de Nazaré ele veio para Cafarnaum.

Aqui onde está a sinagoga, logo no evangelho de São Marcos (Mc 1,21), encontramos Jesus que entra na sinagoga, e o que ele encontra lá? Ele encontra um endemoniado. Jesus expulsa o demônio e segundo São Marcos a fama de Jesus começou a ser divulgada a partir desse momento, porque eles nunca tinham visto uma pessoa que expulsasse um demônio com tanta autoridade e o povo se alegrava. Então começou a multiplicação de enfermos e doentes que vinham a ele para serem curados.

Na sinagoga também aconteceu algo muito importante, Jesus se declara como o Pão da Vida.
Somente para nos contextualizar um pouco mais: nós sabemos que no livro do Êxodo o povo saiu das mãos do faraó; depois de 400 anos de escravidão vieram para a Terra Prometida para prestar um culto a Deus.

Quando estavam no deserto passaram muita fome, então começaram a murmurar e até a desejar voltar para o Egito para comer as cebolas e alhos daquela terra, mas naquele momento Deus mandou o maná, o pão do céu. Eles se alimentaram desse maná durante muitos anos.

Jesus após ter multiplicado os pães entrou na barca e veio para Cafarnaum e o povo veio atrás dele querendo aclamá-lo rei, como aquele que veio para dar o pão para cada um. Jesus lhes faz uma advertência: vocês estão me procurando só por causa dos sinais? É melhor que vocês se alimentem do pão que não perece! Eles ficaram na curiosidade para saber que pão era esse. E Jesus se declara naquele momento como o Pão, como o alimento, é Jesus que agora desce do céu para nos alimentar. O pão é ele mesmo, é a Palavra, como eu que estou aqui com a bíblia na mão, este é o alimento que o Senhor quer nos dar, é a eucaristia.

Eu não sei quanto tempo faz que você não tem se alimentado da eucaristia, mas aqui na sinagoga de Cafarnaum, Jesus ao se declarar como pão ele estava dizendo: eu quero alimentar todos vocês que estão com fome com o alimento que não perece, mas pelo contrario é um alimento que dá vida eterna, todas as vezes que nos alimentamos do corpo do Senhor estamos nos alimentando com o alimento que nunca vai permitir que tenhamos fome novamente. Essa fome que você tem que o leva a buscar em tantos lugares, mas que infelizmente não o tem saciado, nem digo infelizmente, mas felizmente porque o Senhor quer lhe alimentar, ele quer lhe dar um alimento novo, ele é o alimento: “eu sou o pão da vida aquele que comer do meu corpo e beber do meu sangue terá a vida eterna”, foi isso que ele declarou aqui. Como sua palavra é palavra de vida eterna, é palavra para você.

Aqui Pedro diz à Jesus no momento em que eles não estavam compreendendo o que Jesus dizia: “Senhor a quem iríamos nós se somente tu tens palavra de vida eterna”, nisto consiste a profundida da mensagem do evangelho: “a quem iríamos nós se só tu Senhor tens palavra de vida eterna”.

Nós não podemos claudicar neste mundo, andar de um lado para outro sem ter para onde ir. Jesus se declarou aqui em Cafarnaum, hoje ele se declara, ele rasga o verbo para você dizendo que somente ele é o Pão da Vida, o alimento de vida eterna. E ele está lhe aguardando não mais em Cafarnaum, mas na Cafarnaum da sua casa, e digo mais na Cafarnaum da Igreja”.

O grupo que está com Pe José Augusto amanha fará a visita ao lugar mais importante da fé cristã, a Basílica da Ressurreição, visitando o Calvário, lugar onde Jesus foi crucificado, mas também o Santo Sepulcro, o sepulcro que está vazio porque ele Ressuscitou!

Se brotou em você o desejo de vir à Terra Santa, clique aqui