O Cardeal John Patrick Foley, um dos novos cardeais nomeados pelo papa Bento XVI, está visitando a Terra Santa.
Ele é Presidente emérito do Conselho Pontifício para as Comunicações Sociais, no qual exerceu a presidência durante 23 anos, e atual Grande Mestre da Ordem do Santo Sepulcro em Jerusalém.
A missão Canção Nova na Terra Santa o entrevista em sua visita a Belém:
Como é para o senhor visitar a cidade onde Jesus nasceu?
Hoje fiquei emocionado na Basilica da Natividade. Me recordei de minha infância, na escola com as irmãs da Cogregação do Menino Jesus. Esta simplicidade de um Deus que se torna homem no seio da Virgem Maria é um milagre em mistério que não conseguimos entender plenamente.
Qual a importância da Igreja nos meios de Comunicação Social?
É muito importante uma presença da Igreja nos meios de comunicação. Também nos meios seculares onde não podemos abandonar o nosso serviço, porque a grande maioria assite os meios seculares. Os meios seculares não passam toda a história da Igreja, não enriquecem a vida espiritual das pessoas e este é um empenho dos meios católicos particularmente. Penso que a Canção Nova pode contribuir para este enriquecimento e para a fé católica no coração das pessoas.
Como exercer essa presença?
Penso que a comunicação mais importante é a das relações públicas, na qual devemos proclamar o que fazemos. Precisamos ser muito profissionais no nosso trabalho. Deus não é servido bem se o trabalho é mediocre. É necessário produzir programas de qualidade que possam enriquecer as almas, enriquecendo também a cultura.
Ao final da entrevista, o Cardeal se referiu à Missão Canção Nova na Terra Santa:
“Aqui na Terra Santa, espero que a CN possa trasmitir as boas notícias de cada dia para tantas pessoas em todo o mundo. Estas boas notícias serão uma revelação e consolação”.
Assista: Cardeal John Foley visita a Terra Santa