Em Jerusalém, neste Domingo a Igreja se reúne no local de seu nascimento para festejar Pentecostes. Muitas são as riquezas presentes no ambiente onde tudo aconteceu, por meio dessas se pode entender com maior clareza o porquê hoje em todo mundo se clama: Vinde Espírito Santo!No atual Monte Sião, no tempo de Jesus, era onde residia várias famílias sacerdotais. Portanto eram casas grandes com dois andares, no andar superior era onde se encontrava um grande sala, geralmente muito requintada com belas pinturas nas paredes. As ruas eram estreitas para a grande multidão de judeus que vinham de todos os países.
Foi em uma dessas casas que aconteceu vários dos principais momentos da vida de Jesus: o Cenáculo, onde foi celebrado a última ceia e também onde, após ressuscitar, Jesus lhes apareceu e disse: “recebei o Espírito Santo, a quem perdoardes os pecados ser-lhes-ão perdoados”. Também foi aqui que aconteceu o primeiro Concílio da Igreja, onde foi admitido e reconhecido o derramamento do Espírito Santo sobre os gentios.
O Patriarca latino de Jerusalém, Dom Michel Sabbah, pela manhã, celebrou na Igreja da Dormição, a tarde o custódio, padre Pierbattista Pizzaballa e frades franciscanos realizaram na sala onde aconteceu o Pentecostes um momento especial de oração rezando o Pai Nosso em diversas línguas, contando com a presença de peregrinos vindos de diversas partes do mundo.
No local onde nasceu a Igreja, ainda hoje se percebe uma característica singular: Deus não faz acepção de pessoas, se une a cada homem e o santifica tornando o mais divino.