Se você tem um amigo Judeu, hoje é o dia de desejar-lhe, um Feliz Ano Novo! Para ser mais específica: Shana Tova!
Bem, Vou tentar dar uma panorâmica geral desta bela festa Judaica…
Rosh Ha Shana significa Cabeça do ano na língua hebraica. O Ano judaico que está começando agora em 2013 é o ano 5774.
De acordo com a tradição judaica, Adão e Eva foram criados no primeiro dia do *mês de Tishrei, que foi o sexto dia da Criação. É a partir deste mês que o ciclo anual se inicia. Por isso, Rosh Hashaná é celebrado nesta época.
Historicamente, o primeiro Rosh ha Shaná aconteceu num dia de sexta-feira, ou seja, o sexto dia da Criação. Neste dia, Deus criou os animais dos campos e das selvas, e todos os animais rastejantes e insetos, e finalmente – o homem. Assim, quando o homem foi criado, encontrou tudo pronto para ele.
Neste dia de Ano Novo após a prece da noite, todos se cumprimentam falando: Leshaná Tová Ticatêv Vetechatêm (“Que sejas inscrito e selado para um ano bom”).
Há doze meses no ano, e há doze Tribos em Israel. Cada mês do ano judaico tem sua Tribo representativa.
Mas, quais são as tribos de Israel?
SÃO ELAS: Dã, Aser, Naftali, Manassés, Efraim, Rubem, Judá, Benjamim, Simeão, Issacar, Zebulão, Gade.
Tradicionalmente, na noite do Rosh ha Shaná os judeus vão à sinagoga rezar.
Ao final das orações, as famílias se reúnem em volta de mesas de jantar com diversas comidas típicas da ocasião.
Vários alimentos simbólicos são ingeridos na refeição da primeira noite de Rosh ha Shaná, e um pedido é recitado para cada alimento.
Bem, por aqui a Cidade de Jerusalém está em festa até o próximo domingo dia 08 de Setembro e nós que aqui moramos vamos cada vez mais aprendendo a partilhando com nossos internautas… Paz e Bem! Cristiane Henrique – Comunidade Canção Nova *O calendário hebraico é um calendário do tipo lunissolar cujos meses são baseados nos ciclos da Lua, enquanto o ano é adaptado regularmente de acordo com o ciclo solar. Por isso ele é composto alternadamente por anos de 12 meses. |